Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098

Comparte esta pagina

Título : Emergência de zonas do perfil conceitual de substância a partir de um estudo de caso histórico.
Autor : SANTOS, Carla Andreane dos
Palabras clave : Perfil Conceitual; Substancia; Estudo de Caso
Fecha de publicación : 15-mar-2024
Citación : SANTOS, Carla Andreane dos. Emergência de Zonas do Perfil conceitual de Substância a Partir de um Estudo de Caso Histórico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Química- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Esse trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização de Estudo de Caso como método de ensino para o conceito de substância química. A proposta se baseia na Teoria dos Perfis Conceituais, que considera que a aprendizagem se dá pelo perfil conceitual nos modos de pensar, em que novas ideias coexistem com as anteriores, e pela tomada de consciência da multiplicidade de significados do conceito. Utilizamos o perfil conceitual de substância, que apresenta cinco zonas: essencialista, generalista, substancialista, racionalista e relacional. A articulação do estudo de caso utiliza-se de uma matriz histórica-epistemológica do conceito de substância envolvendo a descoberta do oxigênio para que seja possível identificar as cinco zonas do perfil conceitual de substância e suas ressignificações do modo de pensar e formas de falar. Esperamos que o estudo de caso permita a emergência e discussão dos diversos modos de pensar o conceito de substância no processo de construção de significados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56098
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Carla Andreane dos Santos - atualizado 2.pdf443,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons