Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099

Share on

Title: Construção de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico.
Authors: VERAS, José Mateus Queiroz de Arruda
Keywords: Alfabetização científica; Ludicidade; História em quadrinhos
Issue Date: 5-Oct-2023
Citation: VERAS, José. Construção de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Desde o final do século XIX, com a grande difusão da “cultura pop” ao redor do mundo surgiram várias tendências, dentre elas as Histórias em Quadrinhos - HQs que a depender da região na qual foram desenvolvidas carregam características particulares em sua construção (IWATA & LUPETTI, 2012). Se trata de um tipo de história na qual utiliza de elementos visuais e narrativos dos quais instigam a leitura, curiosidade e interesse de quem entra em contato. Também podemos utilizá-la para fins de divulgação científica, que tem por finalidade simplificar a linguagem científica e torná-la acessível a todos os diversos públicos existentes. (IWATA & LUPETTI, 2012). Tendo isso em vista, a presente pesquisa, de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso da Histórias em Quadrinhos para alfabetização científica de alunos do 9º ano do ensino fundamental utilizando o conteúdo de partículas atômicas. Com esse intuito, acompanharemos a aplicação de uma sequência didática elaborada ao modelo de (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), que consiste na divisão de quatro etapas. São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final. Ao decorrer de cada etapa o objetivo será identificar indícios da Alfabetização Científica - AC segundo os pressupostos de Chassot, 2003 e elementos de ludicidade salientados por Soares, 2016. A análise foi realizada a partir da produção dos alunos e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram a importância de ações didáticas que promovam autoria dos alunos, como na produção de História em Quadrinhos - HQs, em expressar suas impressões mobilizar e conhecimentos em um contexto. Contudo revela também que a mera produção (o fazer) não garante a ruptura do paradigma de pensar o conhecimento apartado do seu contexto. Nesse caso é fundamental a reflexão (o pensar) sobre a produção para prover uma real integração do conhecimento a seu contexto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized.pdf521,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons