Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099
Share on
Title: | Construção de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico. |
Authors: | VERAS, José Mateus Queiroz de Arruda |
Keywords: | Alfabetização científica; Ludicidade; História em quadrinhos |
Issue Date: | 5-Oct-2023 |
Citation: | VERAS, José. Construção de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Desde o final do século XIX, com a grande difusão da “cultura pop” ao redor do mundo surgiram várias tendências, dentre elas as Histórias em Quadrinhos - HQs que a depender da região na qual foram desenvolvidas carregam características particulares em sua construção (IWATA & LUPETTI, 2012). Se trata de um tipo de história na qual utiliza de elementos visuais e narrativos dos quais instigam a leitura, curiosidade e interesse de quem entra em contato. Também podemos utilizá-la para fins de divulgação científica, que tem por finalidade simplificar a linguagem científica e torná-la acessível a todos os diversos públicos existentes. (IWATA & LUPETTI, 2012). Tendo isso em vista, a presente pesquisa, de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso da Histórias em Quadrinhos para alfabetização científica de alunos do 9º ano do ensino fundamental utilizando o conteúdo de partículas atômicas. Com esse intuito, acompanharemos a aplicação de uma sequência didática elaborada ao modelo de (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), que consiste na divisão de quatro etapas. São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final. Ao decorrer de cada etapa o objetivo será identificar indícios da Alfabetização Científica - AC segundo os pressupostos de Chassot, 2003 e elementos de ludicidade salientados por Soares, 2016. A análise foi realizada a partir da produção dos alunos e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram a importância de ações didáticas que promovam autoria dos alunos, como na produção de História em Quadrinhos - HQs, em expressar suas impressões mobilizar e conhecimentos em um contexto. Contudo revela também que a mera produção (o fazer) não garante a ruptura do paradigma de pensar o conhecimento apartado do seu contexto. Nesse caso é fundamental a reflexão (o pensar) sobre a produção para prover uma real integração do conhecimento a seu contexto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 521,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License