Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56152
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEMOS, Girleide Torres | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Juliana Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T11:37:27Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T11:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Juliana Mendes da. Educação inclusiva e o ensino de química: levantamento bibliográfico de TCC no repositório digital da UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56152 | - |
dc.description.abstract | O trabalho surgiu a partir de experiências vivenciadas no decorrer da graduação de Química- Licenciatura com a discussão sobre Educação Inclusiva. O que nos levou a tecer o seguinte objetivo de pesquisa: Compreender como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Química - Licenciatura do CAA tratam a temática da Educação Inclusiva. O referencial teórico abordou a Educação Inclusiva como um modelo educacional impulsionado por uma tomada de consciência sobre desigualdades históricas enfrentadas, que resultaram em mudanças significativas na legislação e em políticas públicas. Bem como, refletimos sobre a formação do professor no Ensino da Química a partir dos estudos sobre a Educação Inclusiva. A pesquisa foi de caráter exploratório, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica, pois realizamos o levantamento no repositório digital da UFPE, o ATTENA entre os períodos de 2012 a 2023. A partir das análises dos TCCs, observou-se que os trabalhos ressaltam a necessidade de adaptar metodologias e recursos de ensino para atender as demandas dos alunos de acordo com suas deficiências. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | TCCs | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva e o ensino de química: levantamento bibliográfico de TCC no repositório digital da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BAZANTE, Tânia maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8970767244475693 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3939938941781273 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work emerged from experiences lived throughout the Chemistry - Teaching degree program with the discussion on Inclusive Education. This led us to formulate the following research objective: To understand how the Final Course Papers of the Chemistry - Teaching degree program at CAA address the theme of Inclusive Education. The theoretical framework addressed Inclusive Education as an educational model driven by an awareness of historical inequalities faced, which have resulted in significant changes in legislation and public policies. Additionally, we reflected on teacher education in Chemistry Teaching based on studies on Inclusive Education. The research was exploratory in nature, characterized as a bibliographic study, as we conducted a survey in the digital repository of UFPE, ATTENA, spanning the periods from 2012 to 2023. Through the analysis of the Final Course Papers, it was observed that the papers highlight the need to adapt teaching methodologies and resources to meet the demands of students according to their disabilities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA- NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA - Curso de Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA JULIANA MENDES DA SILVA.pdf | 451,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons