Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56152
Share on
Title: | Educação inclusiva e o ensino de química: levantamento bibliográfico de TCC no repositório digital da UFPE. |
Authors: | SILVA, Maria Juliana Mendes da |
Keywords: | Educação Inclusiva; Formação de professores; TCCs |
Issue Date: | 12-Apr-2024 |
Citation: | SILVA, Maria Juliana Mendes da. Educação inclusiva e o ensino de química: levantamento bibliográfico de TCC no repositório digital da UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O trabalho surgiu a partir de experiências vivenciadas no decorrer da graduação de Química- Licenciatura com a discussão sobre Educação Inclusiva. O que nos levou a tecer o seguinte objetivo de pesquisa: Compreender como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Química - Licenciatura do CAA tratam a temática da Educação Inclusiva. O referencial teórico abordou a Educação Inclusiva como um modelo educacional impulsionado por uma tomada de consciência sobre desigualdades históricas enfrentadas, que resultaram em mudanças significativas na legislação e em políticas públicas. Bem como, refletimos sobre a formação do professor no Ensino da Química a partir dos estudos sobre a Educação Inclusiva. A pesquisa foi de caráter exploratório, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica, pois realizamos o levantamento no repositório digital da UFPE, o ATTENA entre os períodos de 2012 a 2023. A partir das análises dos TCCs, observou-se que os trabalhos ressaltam a necessidade de adaptar metodologias e recursos de ensino para atender as demandas dos alunos de acordo com suas deficiências. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56152 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA JULIANA MENDES DA SILVA.pdf | 451,52 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License