Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56177
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lemos, Girleide Torres | - |
dc.contributor.author | Martins, Jose Cesar da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T15:37:33Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02T15:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, José César. Tecnologias no ensino de Química: desafios e contribuições apontados pelos professores.2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56177 | - |
dc.description.abstract | Dado o contexto atual em que vivemos, o uso das tecnologias ganhou espaço e tornam-se cada vez mais úteis e indispensáveis em nosso cotidiano, sendo tratadas até como cruciais para o funcionamento diversas áreas da sociedade. O que vem influenciando as práticas nos espaços educacionais, principalmente no que se refere as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC. Diante disso, esse estudo parte da seguinte questão de pesquisa: Quais contribuições e desafios são apontados pelos professores com o uso das TDIC no ensino de Química? Para tanto, contamos com a colaboração de professores que lecionam a disciplina de Química. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, no qual perguntamos se os professores utilizavam as TDIC. A partir das análises identificamos que os professores apontavam as contribuições das TDIC através do uso de laboratórios virtuais, jogos digitais, vídeos e aplicativos. Apesar disso, os professores apontam diversos desafios como falta de investimentos em estrutura e ferramentas de qualidade nas instituições de ensino, bem como, a falta de formação continuada adequada, o que compromete a eficácia e a acessibilidade dessas tecnologias no ambiente educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Professor de Química | pt_BR |
dc.title | O uso de tecnologia no ensino de Química: desafios e contribuições apontados pelos professores. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3939938941781273 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the current context we live in,the use of technologies has gained space and become increasingly useful and indispensable in our daily lives, being treated as crucial for the functioning of various areas of society. This has influenced practices in educational spaces, especially regarding Digital Information and Communication Technologies (TDIC). In light of this, this study addresses the following research question: What contributions and challenges are identified by teachers with the use of TDIC in teaching Chemistry? To this end, we relied on the collaboration of teachers who teach Chemistry. The methodology of this work follows a qualitative approach, with the data collection instrument being a questionnaire, in which we asked if teachers used TDIC. Through the analysis, we identified that teachers pointed out the contributions of TDIC through the use of virtual laboratories, digital games, videos, and applications. However, teachers also pointed out various challenges such as a lack of investment in quality infrastructure and tools in educational institutions, as well as a lack of adequate ongoing training, which compromises the effectiveness and accessibility of these technologies in the educational environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- José Cesár Martins da Silvas.pdf | 468,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons