Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, Jose Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ayanne Sara da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T13:17:41Z | - |
dc.date.available | 2024-05-06T13:17:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ayanne. Uso da argumentação no ensino de química para auxiliar na construção do conheci científico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a manutenção do ensino tradicional ainda é uma realidade presente na maior parte da educação brasileira, há necessidade de alternativas metodológicas que propiciem protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Nesse sentido, analisamos uma ação didática que envolva uma dinâmica argumentativa estimulada pelo uso de estudo de caso na construção do conhecimento científico de forma crítica. Para tanto, nos propomos a analisar como a problematização inserida em um estudo de caso estimula argumentos, contra-argumentos e respostas e como os planos argumentativos, pragmáticos e epistêmicos auxiliam os alunos na resolução do problema proposto. Realizou-se, então, uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e participativa com alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Pública do Governo de Pernambuco. Diante disso, verifica-se que a aplicação de um estudo de caso é um facilitador para emergência de processos argumentativos e que os planos argumentativos descritos por De Chiaro e Leitão facilitam a resolução de uma problemática através de um debate, o que impõe a constatação de que metodologias ativas, como o estudo de caso aliado a argumentação em sala de aula proposta por Leitão auxilia a construção de um conhecimento crítico e reflexivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Construção de Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.title | Uso da argumentação no ensino da química para auxiliar na construção do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Bearing in mind that maintaining traditional teaching is still a reality present in most Brazilian education, there is a need for methodological alternatives that provide students with a leading role in the learning process. In this sense, we analyze a didactic action that involves an argumentative dynamic stimulated by the use of case studies in the construction of scientific knowledge in a critical way. To this end, we propose to analyze how the problematization inserted in a case study stimulates arguments, counter-arguments and responses and how the argumentative, pragmatic and epistemic plans help students in solving the proposed problem.A basic, qualitative, exploratory and participatory research was then carried out with 1st year high school students at a Public School of the Government of Pernambuco. In view of this, it appears that the application of a case study is a facilitator for the emergence of argumentative processes and that the argumentative plans described by De Chiaro and Leitão facilitate the resolution of a problem through a debate, which requires the observation that active methodologies, such as the case study combined with classroom argumentation proposed by Leitão, help the construction of critical and reflective knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - AYANNE SARA DA SILVA 4.pdf | 316,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons