Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210

Compartilhe esta página

Título: Uso da argumentação no ensino da química para auxiliar na construção do conhecimento científico.
Autor(es): SILVA, Ayanne Sara da
Palavras-chave: Argumentação; Construção de Conhecimento; Plano de aula
Data do documento: 1-Abr-2024
Citação: SILVA, Ayanne. Uso da argumentação no ensino de química para auxiliar na construção do conheci científico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Tendo em vista que a manutenção do ensino tradicional ainda é uma realidade presente na maior parte da educação brasileira, há necessidade de alternativas metodológicas que propiciem protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Nesse sentido, analisamos uma ação didática que envolva uma dinâmica argumentativa estimulada pelo uso de estudo de caso na construção do conhecimento científico de forma crítica. Para tanto, nos propomos a analisar como a problematização inserida em um estudo de caso estimula argumentos, contra-argumentos e respostas e como os planos argumentativos, pragmáticos e epistêmicos auxiliam os alunos na resolução do problema proposto. Realizou-se, então, uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e participativa com alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Pública do Governo de Pernambuco. Diante disso, verifica-se que a aplicação de um estudo de caso é um facilitador para emergência de processos argumentativos e que os planos argumentativos descritos por De Chiaro e Leitão facilitam a resolução de uma problemática através de um debate, o que impõe a constatação de que metodologias ativas, como o estudo de caso aliado a argumentação em sala de aula proposta por Leitão auxilia a construção de um conhecimento crítico e reflexivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AYANNE SARA DA SILVA 4.pdf316,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons