Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56324

Comparte esta pagina

Título : Avaliação das propriedades antioxidante, citotóxica e antimicrobiana in vitro promovidas por compostos tiossemicarbazônicos
Autor : REIS, Daniel Pereira
Palabras clave : Tiossemicarbazonas; ADMET; Tiazóis; BSA - antimicrobiano
Fecha de publicación : 21-nov-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : REIS, Daniel Pereira. Avaliação das propriedades antioxidante, citotóxica e antimicrobiana in vitro promovidas por compostos tiossemicarbazônicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A química medicinal é uma área essencial na descoberta de novos compostos com atividade terapêutica e possibilita o desenvolvimento de novos medicamentos para tratamento de diversas doenças. Além disso, modificações racionais em esqueletos químicos possibilitam a melhora da atividade terapêutica de tratamentos atualmente disponíveis na Clínica. Nesse sentido, os tiazóis e as tiossemicarbazonas têm sido objeto de pesquisas devido as suas diversas atividades farmacológicas. Neste trabalho objetivamos sintetizar e caracterizar sete novos compostos quinolínicos- tiossemicarbazônicos (CG-1 a CG-7), e avaliar suas propriedades ADMET in sílico e in vitro, atividade antioxidante, citotóxica, antifúngica e interação com Albumina Sérica Bovina (BSA). Os compostos foram obtidos pela reação indireta com derivados tiossemicarbazidas, por adição nucleofílica entre hidrazina e isotiocianatos correspondentes. Os derivados foram caracterizados através de técnicas espectroscópicas e por ferramentas bioinformáticas. Acerca da previsão ADMET, os compostos foram classificados como moderadamente solúveis por ligação com as proteínas séricas, e inibidores das principais isoformas de citocromo P450, com baixos valores teóricos de clearance total. Além disso, o composto CG3 foi o que apresentou previsão de maior risco de toxicidade. Todos os compostos presentaram previsão de boa biodisponibilidade oral, sem violação para as regras de Lipinski e Veber. Os compostos apresentaram fraca a moderada atividade antifúngica in vitro, com melhor ação contra Candida tropicalis (HAM 44). Quanto à atividade antioxidante o CG-1 apresentou a melhor atividade em relação aos outros compostos, com resultados de 38.9% e 99.4% nos testes de DPPH e ABTS respectivamente. Na avaliação da atividade citotóxica in vitro, os compostos apresentaram altos valores de IC50 para diferentes tipos de células e atividade hemolítica >7.0%, indicando que os compostos não são citotóxicos e nem hemolíticos. O mecanismo de supressão de fluorescência promovido pelos compostos frente à albumina bovina é de natureza dinâmico e reversível, por interações hidrofóbicas e eletrostáticas, processo espontâneo e com alta probabilidade de transferência de energia. Esses resultados contribuem fortemente com os estudos na área de inovação terapêutica na busca por novos compostos de interesse.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56324
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Inovação Terapêutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniel Pereira Reis.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons