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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorFERRAZ, Lucas Albuquerque Nunes-
dc.date.accessioned2024-05-22T14:51:07Z-
dc.date.available2024-05-22T14:51:07Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationFerraz, Lucas Albuquerque Nunes. Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343-
dc.description.abstractA utilização dos veículos aéreos não tripulado (VANTs) em ambientes recreativos ou profissionais, está em uma constante crescente devido a sua capacidade de tornar processos mais rápidos e eficientes. Na engenharia de pavimentos, a aplicação desse equipamento pode ser utilizada nos Sistemas de Gerência de Pavimentos, para análise da condição dos milhares de quilômetros que formam a malha rodoviária Brasileira. Sabendo disso, esse trabalho propõe investigar os parâmetros para o uso de veículo aéreo não tripulado no levantamento superficial de condição de pavimento, bem como apresentar as diretrizes aplicadas nos voos de VANT em projetos topográficos. Para a análise e comparação dos dados adquiridos no levantamento real e modelo VANT, foi realizado o cálculo do IGG para todas as diferentes alturas como também um estudo sobre a acurácia dos modelos, apresentando os valores de GSD necessários e as principais variações na qualidade dos dados de acordo com a altura.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectOrtomosaicopt_BR
dc.subjectLevantamento de defeitospt_BR
dc.subjectIGGpt_BR
dc.titleUso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3729315741458683pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2916580036912769pt_BR
dc.description.abstractxThe use of unmanned aerial vehicles (UAVs) in recreational or professional environments is constantly growing due to their ability to make processes faster and more efficient. In pavement engineering, the application of this equipment can be used in Pavement Management Systems, to analyze the condition of the thousands of kilometers that make up the Brazilian road network. Knowing this, this work proposes to investigate the parameters for the use of unmanned aerial vehicles in surface survey of pavement conditions, as well as present the guidelines applied in UAV flights in topographic projects. For the analysis and comparison of data acquired in the real survey and the UAV model, the IGG calculation was carried out for all different heights, as well as a study on the accuracy of the models, presenting the necessary GSD values and the main variations in data quality according to height.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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