Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343

Comparte esta pagina

Título : Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos
Autor : FERRAZ, Lucas Albuquerque Nunes
Palabras clave : VANT; Pavimento; Ortomosaico; Levantamento de defeitos; IGG
Fecha de publicación : 19-abr-2024
Citación : Ferraz, Lucas Albuquerque Nunes. Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A utilização dos veículos aéreos não tripulado (VANTs) em ambientes recreativos ou profissionais, está em uma constante crescente devido a sua capacidade de tornar processos mais rápidos e eficientes. Na engenharia de pavimentos, a aplicação desse equipamento pode ser utilizada nos Sistemas de Gerência de Pavimentos, para análise da condição dos milhares de quilômetros que formam a malha rodoviária Brasileira. Sabendo disso, esse trabalho propõe investigar os parâmetros para o uso de veículo aéreo não tripulado no levantamento superficial de condição de pavimento, bem como apresentar as diretrizes aplicadas nos voos de VANT em projetos topográficos. Para a análise e comparação dos dados adquiridos no levantamento real e modelo VANT, foi realizado o cálculo do IGG para todas as diferentes alturas como também um estudo sobre a acurácia dos modelos, apresentando os valores de GSD necessários e as principais variações na qualidade dos dados de acordo com a altura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lucas Albuquerque Nunes Ferraz.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons