Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343
Comparte esta pagina
Título : | Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos |
Autor : | FERRAZ, Lucas Albuquerque Nunes |
Palabras clave : | VANT; Pavimento; Ortomosaico; Levantamento de defeitos; IGG |
Fecha de publicación : | 19-abr-2024 |
Citación : | Ferraz, Lucas Albuquerque Nunes. Uso de veículos aéreos não tripulados para levantamento da condição superficial de pavimentos. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A utilização dos veículos aéreos não tripulado (VANTs) em ambientes recreativos ou profissionais, está em uma constante crescente devido a sua capacidade de tornar processos mais rápidos e eficientes. Na engenharia de pavimentos, a aplicação desse equipamento pode ser utilizada nos Sistemas de Gerência de Pavimentos, para análise da condição dos milhares de quilômetros que formam a malha rodoviária Brasileira. Sabendo disso, esse trabalho propõe investigar os parâmetros para o uso de veículo aéreo não tripulado no levantamento superficial de condição de pavimento, bem como apresentar as diretrizes aplicadas nos voos de VANT em projetos topográficos. Para a análise e comparação dos dados adquiridos no levantamento real e modelo VANT, foi realizado o cálculo do IGG para todas as diferentes alturas como também um estudo sobre a acurácia dos modelos, apresentando os valores de GSD necessários e as principais variações na qualidade dos dados de acordo com a altura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56343 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Albuquerque Nunes Ferraz.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons