Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Manuela Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-06-03T12:52:09Z-
dc.date.available2024-06-03T12:52:09Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Manuela Vasconcelos. Avaliação dos contratos de concessão para reduzir os impactos ambientais de aeroportos brasileiros sob a ótica da Agenda 2030. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56396-
dc.description.abstractDevido à grande importância do transporte aéreo para o Brasil, promovendo a conectividade entre pessoas ao redor do mudo, gerando empregos e movimentação ágil de cargas de pequeno porte, este modo de transporte vem apresentando acelerado crescimento desde o século XX no país. O aumento acelerado dessa demanda trouxe consigo a saturação de alguns aeroportos brasileiros e, por isso, o governo federal optou em 2010 por dar início ao processo de concessões aeroportuárias brasileiras, buscando promover melhorias para os usuários na infraestrutura, qualidade do serviço e no atendimento prestado com maior rapidez e menor custo para o governo. Associado ao crescimento do volume na aviação também está o crescimento dos impactos ambientais negativos causados pelos aeroportos para a sociedade como um todo, o que acaba dificultando o alcance dos aeorportos aos ODSs estabelecidos pela ONU desde 2015 até 2030 e que têm 10 dos 17 ODSs que podem ser relacionados aos aeroportos. A partir disto, deu-se início a uma preocupação com a sustentabilidade ambiental aeroportuária brasileira, criando projetos sustentáveis nacionais que incentivem os aeroportos a adotarem medidas sustentáveis buscando uma redução nesses impactos negativos gerados por eles. Porém, foi observado que, apesar da grande importância dos contratos de concessões aeroportuárias brasileiras para monitorar os operadores aeroportuários durante o período do contrato, os mesmos não apresentam itens a respeito da sustentabilidade aeroportuária. Assim, a dissertação avaliou quais elementos essenciais devem ser incluídos na avaliação dos contratos de concessão para reduzir os impactos ambientais de aeroportos brasileiros sob a ótica da Agenda 2030 a partir da metodologia de análise qualitativa considerando as medidas sustentáveis utilizadas em 14 estudos a respeito da sustentabilidade ambiental aeroportuária e da análise de 30 especialistas no assunto. Dessa forma, conclui-se que 8 dos 47 elementos sustentáveis analisados são essenciais para que os aeroportos consigam atender às sete alternativas sustentáveis propostas com eficiência: Redução de Emissão de gás carbônico, Redução de Poluição Sonora, Reuso e Reciclagem, Diminuição do Consumo de Água, Uso de Energias Limpas, Gestão Ambiental e Fauna e Flora. Com isso, foi possível alcançar os objetivos gerais e específicos, responder à pergunta de pesquisa e comprovar a hipótese de que se faz necessário que essas novas concessões assumam práticas sustentáveis mais amplas e que sua verificação deve ser explícita no contrato de concessão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambiental aeroportuáriapt_BR
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectConcessões aeroportuárias brasileiraspt_BR
dc.subjectMedidas sustentáveispt_BR
dc.titleAvaliação dos contratos de concessão para reduzir os impactos ambientais de aeroportos brasileiros sob a ótica da Agenda 2030pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7619868319374981pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxDue to the significant importance of air transportation to Brazil, promoting connectivity among people around the world, generating employment, and facilitating the swift transportation of small cargo, this mode of transport has been experiencing rapid growth since the 20th century in the country. The accelerated increase in this demand brought about the saturation of some Brazilian airports. Therefore, the federal government opted, in 2010, to initiate the process of Brazilian airport concessions, aiming to enhance infrastructure, service quality, and customer service with greater speed and lower cost to the government for the benefit of users. Alongside the growth in aviation volume, there is also an increase in negative environmental impacts caused by airports on society. This difficulty impedes airports from reaching the Sustainable Development Goals (SDGs) established by the UN from 2015 to 2030, with 10 out of the 17 SDGs being related to airports. As a result, concerns arose regarding Brazilian airport environmental sustainability, leading to the creation of national sustainable projects encouraging airports to adopt sustainable measures aimed at reducing these negative impacts they generate. However, it was observed that despite the significant importance of Brazilian airport concession contracts in monitoring airport operators during the contract period, these contracts do not include provisions regarding airport sustainability. Therefore, the dissertation evaluated which essential elements should be included in the assessment of concession contracts to reduce the environmental impacts of Brazilian airports from the perspective of the 2023 Agenda, using a qualitative analysis methodology considering sustainable measures used in 13 studies on airport environmental sustainability and the analysis of 30 experts in the field. Consequently, it was concluded that 26 out of the 46 analyzed sustainable elements are essential for airports to effectively address the seven proposed sustainable alternatives: Carbon dioxide Emissions Reduction, Noise Pollution Reduction, Reuse and Recycling, Water Consumption Reduction, Use of Clean Energies, Environmental Management, and Fauna and Flora. As a result, the overall and specific objectives were achieved, the research question was answered, and the hypothesis that new concessions must adopt broader sustainable practices, explicitly verified in the concession contract, was confirmed.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Manuela Vasconcelos Nogueira.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons