Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406

Share on

Title: Práticas docentes adotadas no processo de alfabetização em salas regulares bilíngues para surdos do Recife
Authors: CONCEIÇÃO, Samara
Keywords: Prática docentes, Surdo;; Surdo; Bilíngue
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: CONCEIÇÃO, Samara. Práticas Docentes Adotadas no Processo de Alfabetização em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2024.
Abstract: A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e aprendizagem do indivíduo. As pessoas surdas apresentam desafios específicos que demandam abordagens educacionais adequadas às suas especificidades linguísticas. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar as principais práticas de alfabetização utilizadas por professores de Salas Regulares Bilíngues para Surdos (SRBS), dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido em quatro escolas da rede municipal do Recife. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em escolas com SRBS. Os dados analisados foram baseados na análise de conteúdo orientada por Bardin (2004).Os resultados apontam que poucas são as práticas específicas para SRBS, a maioria das práticas permeiam salas regulares de ouvintes e SRBS, com diferencial nas estratégias adotadas pelas docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Samara (1).pdf184,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons