Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406

Comparte esta pagina

Título : Práticas docentes adotadas no processo de alfabetização em salas regulares bilíngues para surdos do Recife
Autor : CONCEIÇÃO, Samara
Palabras clave : Prática docentes, Surdo;; Surdo; Bilíngue
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : CONCEIÇÃO, Samara. Práticas Docentes Adotadas no Processo de Alfabetização em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2024.
Resumen : A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e aprendizagem do indivíduo. As pessoas surdas apresentam desafios específicos que demandam abordagens educacionais adequadas às suas especificidades linguísticas. Logo, este trabalho tem como objetivo identificar as principais práticas de alfabetização utilizadas por professores de Salas Regulares Bilíngues para Surdos (SRBS), dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido em quatro escolas da rede municipal do Recife. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para isso, realizamos quatro entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em escolas com SRBS. Os dados analisados foram baseados na análise de conteúdo orientada por Bardin (2004).Os resultados apontam que poucas são as práticas específicas para SRBS, a maioria das práticas permeiam salas regulares de ouvintes e SRBS, com diferencial nas estratégias adotadas pelas docentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56406
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Samara (1).pdf184,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons