Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56419
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Marcos Alexandre de Melo | - |
dc.contributor.author | NUNES, Fernanda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T12:26:14Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T12:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Fernanda Alves. Educação e aprendizagem: uma análise da aprendizagem baseada em projetos na educação de jovens e adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56419 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação explora a implementação e percepções da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando compreender como os educadores percebem e aplicam esta metodologia em suas práticas pedagógicas. Diante dos desafios inerentes à EJA, o estudo se propõe a investigar as concepções dos professores sobre a relevância e a aplicabilidade da ABP, bem como identificar as principais barreiras para sua efetiva implementação. Para alcançar tais objetivos, adotou-se uma abordagem metodológica mista, iniciando com a aplicação de um questionário online para delinear o perfil dos docentes participantes e suas concepções preliminares sobre a metodologia ABP. Posteriormente, foi organizada uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a utilização de projetos em sala de aula e o entendimento dos professores acerca da ABP. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos professores tenha alguma familiaridade com a ideia de projetos, há uma lacuna significativa entre o conhecimento teórico sobre a ABP e sua aplicação prática, revelando que muitas vezes os projetos são confundidos com atividades pontuais, sem a integração de elementos essenciais que caracterizam a ABP como uma metodologia de ensino-aprendizagem holística e dinâmica. Essa discrepância sugere uma compreensão superficial da ABP por parte dos educadores, evidenciando a necessidade de formação continuada e um processo de mudança tanto por parte dos docentes quanto dos discentes para uma implementação efetiva da ABP na EJA. O estudo conclui que há um reconhecimento da importância da ABP como ferramenta pedagógica capaz de enriquecer a experiência educacional de jovens e adultos. No entanto, ressalta-se a urgência de investimentos em capacitação profissional e desenvolvimento de estratégias pedagógicas que facilitem a adoção dessa metodologia de forma mais consistente e eficaz. Assim, propõe-se uma reflexão sobre os paradigmas educacionais vigentes e a necessidade de um compromisso institucional para promover ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos na EJA, que estimulem a participação ativa dos alunos e a construção colaborativa do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação e aprendizagem : uma análise da aprendizagem baseada em projetos na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4878881316453336 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8046533153531261 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation explores the implementation and perceptions of Project-Based Learning (PBL) in the context of Youth and Adult Education (YAE), aiming to understand how educators perceive and apply this methodology in their pedagogical practices. Faced with the inherent challenges of YAE, the study seeks to investigate teachers' conceptions of the relevance and applicability of PBL, as well as identify the main barriers to its effective implementation. To achieve these objectives, a mixed- methods approach was adopted, starting with the administration of an online questionnaire to outline the profiles of participating teachers and their preliminary conceptions of PBL. Subsequently, a roundtable discussion was organized, providing a space for dialogue and the exchange of experiences regarding the use of projects in the classroom and teachers' understanding of PBL. The results indicated that, although the majority of teachers have some familiarity with the idea of projects, there is a significant gap between theoretical knowledge about PBL and its practical application. This reveals that projects are often confused with isolated activities, lacking the integration of essential elements that characterize PBL as a holistic and dynamic teaching and learning methodology. This discrepancy suggests a superficial understanding of PBL by educators, highlighting the need for ongoing training and a process of change both on the part of teachers and students for effective PBL implementation in YAE. The study concludes that there is recognition of the importance of PBL as a pedagogical tool capable of enriching the educational experience of adults and youth. However, it emphasizes the urgency of investments in professional development and the development of pedagogical strategies that facilitate the consistent and effective adoption of this methodology. Thus, a reflection on current educational paradigms is proposed, highlighting the need for institutional commitment to promote innovative and inclusive learning environments in YAE, encouraging active student participation and collaborative knowledge construction. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fernanda Alves Nunes.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons