Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56419

Comparte esta pagina

Título : Educação e aprendizagem : uma análise da aprendizagem baseada em projetos na educação de jovens e adultos
Autor : NUNES, Fernanda Alves
Palabras clave : Educação de jovens e adultos; Aprendizagem baseada em projetos; Prática de ensino; Ensino – Aprendizagem
Fecha de publicación : 23-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NUNES, Fernanda Alves. Educação e aprendizagem: uma análise da aprendizagem baseada em projetos na educação de jovens e adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : A presente dissertação explora a implementação e percepções da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando compreender como os educadores percebem e aplicam esta metodologia em suas práticas pedagógicas. Diante dos desafios inerentes à EJA, o estudo se propõe a investigar as concepções dos professores sobre a relevância e a aplicabilidade da ABP, bem como identificar as principais barreiras para sua efetiva implementação. Para alcançar tais objetivos, adotou-se uma abordagem metodológica mista, iniciando com a aplicação de um questionário online para delinear o perfil dos docentes participantes e suas concepções preliminares sobre a metodologia ABP. Posteriormente, foi organizada uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a utilização de projetos em sala de aula e o entendimento dos professores acerca da ABP. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos professores tenha alguma familiaridade com a ideia de projetos, há uma lacuna significativa entre o conhecimento teórico sobre a ABP e sua aplicação prática, revelando que muitas vezes os projetos são confundidos com atividades pontuais, sem a integração de elementos essenciais que caracterizam a ABP como uma metodologia de ensino-aprendizagem holística e dinâmica. Essa discrepância sugere uma compreensão superficial da ABP por parte dos educadores, evidenciando a necessidade de formação continuada e um processo de mudança tanto por parte dos docentes quanto dos discentes para uma implementação efetiva da ABP na EJA. O estudo conclui que há um reconhecimento da importância da ABP como ferramenta pedagógica capaz de enriquecer a experiência educacional de jovens e adultos. No entanto, ressalta-se a urgência de investimentos em capacitação profissional e desenvolvimento de estratégias pedagógicas que facilitem a adoção dessa metodologia de forma mais consistente e eficaz. Assim, propõe-se uma reflexão sobre os paradigmas educacionais vigentes e a necessidade de um compromisso institucional para promover ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos na EJA, que estimulem a participação ativa dos alunos e a construção colaborativa do conhecimento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56419
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda Alves Nunes.pdf2,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons