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Título : Otimização de lajes nervuradas de concreto armado em situação de incêndio utilizando algoritmo genético.
Autor : SILVA, Caio Vinícius de Souza
Palabras clave : Algoritmo Genético; Concreto Armado; Lajes nervuradas; Incêndio
Fecha de publicación : 10-may-2024
Citación : SILVA, Caio Vinícius de Souza. Otimização de lajes nervuradas de concreto armado em situação de incêndio utilizando algoritmo genético. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Adjacente à ampliação urbana com a criação de edifícios complexos, incêndios avassaladores instigaram a segurança e prescrição das construções civis no Brasil, impondo critérios inteligentes de prevenção contra incêndios. O fogo é um fenômeno físico-químico resultante da combustão, uma vez que, sua exposição aos elementos estruturais reduz as propriedades mecânicas quando submetidos a temperaturas elevadas. Nesse seguimento, o presente documento se concentra em projetar lajes nervuradas de concreto armado que tenham resistência considerável contra à ação das chamas por determinado período. Dessa forma, a estrutura em concreto armado dimensionada em condições de incêndio tem potencial para evitar a propagação de calor e gases tóxicos; garantir a integridade a fim que assegure as operações de combate ao incêndio e resgate aos feridos, além de conferir aos habitantes tempo suficiente para identificar a ação do fogo e evacuar de modo seguro. Preliminarmente, é guiado as orientações providas pela NBR 6118 (ABNT, 2023) para o dimensionamento das lajes em estudo. Sucede-se as verificações para a situação de incêndio conduzido pela NBR 15200 (ABNT, 2012), além de serem complementadas pela Eurocode 2, parte 1.2 (EN 1992-1-2-CEN, 2004). Associado a este projeto, tem-se a aplicação do método probabilístico, Algoritmo Genético, que permite otimizar a altura da seção transversal, a largura da nervura, a altura da mesa, os espaçamentos entre as nervuras nas direções x e y, o cobrimento e o diâmetro das barras longitudinais, sujeitos a diferentes restrições com o propósito de determinar a situação ótima da seção transversal e das propriedades dos materiais, resultando em custos mínimos. Dessa maneira, essa pesquisa poderá também oferecer apoio ao tema, sucedendo ao aprimoramento da informação à literatura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56436
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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