Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56527

Compartilhe esta página

Título: “Já pá rua” : ativismo político-cultural como enfrentamento ao epistemicídio da juventude negra na cidade do Recife
Autor(es): SANTOS, Bruno Vieira dos
Palavras-chave: Psicologia; Jovens negros; Epistemicídio; Ativismo político cultural; Direito à memória; Aquilombamento
Data do documento: 21-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Bruno Vieira dos. “Já pá rua”: ativismo político-cultural como enfrentamento ao epistemídio da juventude negra na cidade do Recife. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as dimensões do ativismo político-cultural da juventude negra implicadas com o enfrentamento ao epistemicídio da população negra. Seus objetivos específicos são analisar as práticas político-culturais promovidas por coletivos juvenis de Recife que incidem no espaço público com vistas à sua modificação em favor da justiça ao povo negro; evidenciar as estratégias éticas, estéticas e políticas que orientam as práticas político-culturais dos coletivos ativistas de juventude negra e periférica; e evidenciar o aquilombamento e a autorrecuperação na descrição da trajetória do poeta Japa Rua como sujeito catalisador de um processo de subjetividade e subjetivação positivada para a juventude negra da Grande Recife. A partir de um debate sobre Direito à Cidade Memória e Políticas de Vida (Schmidt; Mahfoud, 1993; Rios, 2013; Ortegal, 2019; Campos, 2020; Simas; Rufino; Haddock- Lobo, 2020; Santos; Santos, 2022), estabeleço uma cartografia memorialística a respeito de um personagem importante da cena cultural do Recife, cuja vida foi infelizmente retirada em um processo banal de violência. Por meio de testemunhos de pessoas que conviveram com Japa Rua, construo uma discussão sobre como o quilombo e a memória são elementos importantes para que se promova um enfrentamento ao epistemicídio a partir das lentes que vislumbram as articulações político-culturais juvenis fora de âmbitos e limites pré-determinados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56527
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Bruno Vieira dos Santos.pdf7,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons