Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DANTAS, Sérgio Neves | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Liliane Jandira Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T15:26:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T15:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho oferece contribuições à construção do campo da educação inclusiva, especificamente, para o atendimento de crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista. De início, por meio de um retrospecto jurídico, do nível mais amplo ao regional-local, evidenciamos a evolução sobre o tema da inclusão, salientando os enormes desafios surgidos com a obrigatoriedade de recepção dessas crianças em escolas regulares e da necessidade de uma educação continuada que aprofunde dimensões educativas específicas a essas realidades. Basicamente, partimos da observação participante com entrevistas em duas escolas, uma pública municipal de referência em educação inclusiva, e outra, uma escola particular renomada e conhecida por sua dedicada atenção à inclusão. Oportunas contribuições também foram obtidas junto a discentes e docente da UFPE, participantes de mesas temáticas versando sobre a inclusão de estudantes autistas durante o “Encontro de Socialização PIBID 2018”. Com a emergência da pandemia Covid-19 e da impossibilidade de aprofundar alguns dados conclusivos junto às escolas referidas, optamos por complementar informações via webinars em diferentes contextos do país sobre o tema do TEA na educação inclusiva. No geral, os resultados e depoimentos, salientando desafios, inspirações e adaptações metodológicas para a inclusão, constituem subsídios na direção da construção da formação continuada de docentes para a recepção dos estudantes com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 141p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva. Formação continuada. TEA | pt_BR |
dc.title | Contribuições à Construção do Campo de Educação Inclusiva e Continuada no Atendimento de Crianças com TEA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Rosane Maria Alencar | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798463J2&tokenCaptchar=03AFcWeA72nhFUqOxJI0dhXpnjwqlquoJWLMSLyjA_majm2Zw4VqX7IHz7hjVp4FclAZ1ymKZ_8gmkRrzFXChvMB_1YH8SYm8AxcIqOcb8FWAMou-aYQu27ZGBwCX492y9GpJ97Zp8lb9puIKZx8qF3SFIiFAFDJUGfw3z5JtpwloFgOgRlSYHO3SYc2eioTO-VUASflkX-TJEWIdxcEqJllEbZlvFnpqYCadETrjk7eH7sFQv9y07LOcDepBOZytOZpkmM2KuXFcjLjtTNMgGZSaqGfD4aSERsYEdTgnPKmwYb7CqQJ4WHsL6Cyj-SSvUEWwancHy7tZd55x6KTMTLfH1R-1z8q6IeIKhROuo9j7q_aETJBP-CqM3_0wPvkjQYrB6x6R9bd77HEhgOKPtgsuixbeWZTO7sSMu3pcawxdHa-0ecaepACBCR6Ie23p9uwgptTqy1bQWqPZQf2D4cJh_VEBECAXtkqN70YIUQmlj2n_7uMpWucL3B3d_-29mz1lCqkemkoPS1smanZwlCecj5SpnFhfMbH1-RQPjWgrFqCbRkc7yhTbFdivpO5JrciqPP5SVPkFin2i8BkK4LYckBwXUQCCbmZw-Jjf4tC_20aH6lhqr9xtUrabDJRyVpnA0_r4xrSqJJUKZJODlWDcm07mDhg_FaWLUN7-KP | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work offers contributions to the construction of the field of inclusive education, and more specifically, aimed at the care of children with ASD - Autism Spectrum Disorder. At first, through a legal retrospective, from the broadest to the regional-local level, we highlight the evolution on the theme of inclusion, such as the enormous challenges that have arisen with the mandatory inclusion of these children in regular schools and the need for continuing education that deepen educational dimensions specific to these realities. Basically, we started from participant observation with interviews, in two schools, a public municipal school of reference in inclusive education, and another, a renowned private school known for its dedicated attention to inclusion. Timely contributions were also obtained from students and professors at UFPE, participating in thematic roundtables dealing with the inclusion of autistic students, during the “2018 PIBID Socialization Meeting”. With the emergence of the Covid-19 pandemic and the impossibility of deepening some conclusive data with the aforementioned schools, we chose to complement information via webinars in different contexts of the country on the subject of TEA in inclusive education. Overall, the results and pronouncements provide relevant subsidies for inclusion, highlighting challenges, inspirations and methodological adaptations, in the direction of building the continuing education for the reception of students with ASD. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708508U5&tokenCaptchar=03AFcWeA70onDgS4L-n8bCWPudz0IRY8F48TanTOP1WA7Iqmi1kUPEfsB81Su4iZsFN-j5nHpsheQ3uHGUkxmmYpWO_B8W7v-PYQj_lZ6gd1b_T0hZVgiEvuKimfVydzeTtkAXrwYBaZDrIOiPPSsweDfEI3DIM5skJhrWvrL1yLiNwpw0ls4gyUu0zWeSVBoEeb37iCi7ggXIENorGzr5sw6YXAHe-WNftqkCJZOlg4QL1ziki-UTmr5IwyLzCIbFKhYLthGQXFE8y-Hb2_nlitaPfQQjElStOc75kq4F06XT2PIRqm2ClV9i8xq7SXBW3Kv0b4DPg6Jc4SsMEB2GBqbqHobjnw6zXGSMgR1QyYtAQhoj99A0H-LXbv9U9Y-70q66pz_EaH_Fka6PDPIU4rDq-TL20cIVx5OcTU0K1spuIW5smrlKqSkr7BkV1DjreMEgoBY3QtAw3s0XWjvYzgwmFMftRnOT_rXp7iXchW3iHkyYL2c_GMYmMMOAVQZ591FTcqpbSeJMXiMV1B-9_-nQLAcJQSG4OPykeY1yqDj-ad2YI04LslZtaHbUr5i2A6ls0Xec4Y7jnBF_7fa1b8HVNI8OYK39KhiK0qhvl-l5TNFUFbyn3xJrkJwuQ3GSbSlTr4EDK0Wo_Str-fbjYfVm_KOZ2O_61ZoNABfce | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Liliane 14.06.2022 final.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons