Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Sérgio Neves-
dc.contributor.authorSOUZA, Liliane Jandira Lourenço-
dc.date.accessioned2024-07-10T15:26:04Z-
dc.date.available2024-07-10T15:26:04Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.date.submitted2024-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609-
dc.description.abstractO presente trabalho oferece contribuições à construção do campo da educação inclusiva, especificamente, para o atendimento de crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista. De início, por meio de um retrospecto jurídico, do nível mais amplo ao regional-local, evidenciamos a evolução sobre o tema da inclusão, salientando os enormes desafios surgidos com a obrigatoriedade de recepção dessas crianças em escolas regulares e da necessidade de uma educação continuada que aprofunde dimensões educativas específicas a essas realidades. Basicamente, partimos da observação participante com entrevistas em duas escolas, uma pública municipal de referência em educação inclusiva, e outra, uma escola particular renomada e conhecida por sua dedicada atenção à inclusão. Oportunas contribuições também foram obtidas junto a discentes e docente da UFPE, participantes de mesas temáticas versando sobre a inclusão de estudantes autistas durante o “Encontro de Socialização PIBID 2018”. Com a emergência da pandemia Covid-19 e da impossibilidade de aprofundar alguns dados conclusivos junto às escolas referidas, optamos por complementar informações via webinars em diferentes contextos do país sobre o tema do TEA na educação inclusiva. No geral, os resultados e depoimentos, salientando desafios, inspirações e adaptações metodológicas para a inclusão, constituem subsídios na direção da construção da formação continuada de docentes para a recepção dos estudantes com TEA.pt_BR
dc.format.extent141p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusiva. Formação continuada. TEApt_BR
dc.titleContribuições à Construção do Campo de Educação Inclusiva e Continuada no Atendimento de Crianças com TEApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Rosane Maria Alencar-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798463J2&tokenCaptchar=03AFcWeA72nhFUqOxJI0dhXpnjwqlquoJWLMSLyjA_majm2Zw4VqX7IHz7hjVp4FclAZ1ymKZ_8gmkRrzFXChvMB_1YH8SYm8AxcIqOcb8FWAMou-aYQu27ZGBwCX492y9GpJ97Zp8lb9puIKZx8qF3SFIiFAFDJUGfw3z5JtpwloFgOgRlSYHO3SYc2eioTO-VUASflkX-TJEWIdxcEqJllEbZlvFnpqYCadETrjk7eH7sFQv9y07LOcDepBOZytOZpkmM2KuXFcjLjtTNMgGZSaqGfD4aSERsYEdTgnPKmwYb7CqQJ4WHsL6Cyj-SSvUEWwancHy7tZd55x6KTMTLfH1R-1z8q6IeIKhROuo9j7q_aETJBP-CqM3_0wPvkjQYrB6x6R9bd77HEhgOKPtgsuixbeWZTO7sSMu3pcawxdHa-0ecaepACBCR6Ie23p9uwgptTqy1bQWqPZQf2D4cJh_VEBECAXtkqN70YIUQmlj2n_7uMpWucL3B3d_-29mz1lCqkemkoPS1smanZwlCecj5SpnFhfMbH1-RQPjWgrFqCbRkc7yhTbFdivpO5JrciqPP5SVPkFin2i8BkK4LYckBwXUQCCbmZw-Jjf4tC_20aH6lhqr9xtUrabDJRyVpnA0_r4xrSqJJUKZJODlWDcm07mDhg_FaWLUN7-KPpt_BR
dc.description.abstractxThe present work offers contributions to the construction of the field of inclusive education, and more specifically, aimed at the care of children with ASD - Autism Spectrum Disorder. At first, through a legal retrospective, from the broadest to the regional-local level, we highlight the evolution on the theme of inclusion, such as the enormous challenges that have arisen with the mandatory inclusion of these children in regular schools and the need for continuing education that deepen educational dimensions specific to these realities. Basically, we started from participant observation with interviews, in two schools, a public municipal school of reference in inclusive education, and another, a renowned private school known for its dedicated attention to inclusion. Timely contributions were also obtained from students and professors at UFPE, participating in thematic roundtables dealing with the inclusion of autistic students, during the “2018 PIBID Socialization Meeting”. With the emergence of the Covid-19 pandemic and the impossibility of deepening some conclusive data with the aforementioned schools, we chose to complement information via webinars in different contexts of the country on the subject of TEA in inclusive education. Overall, the results and pronouncements provide relevant subsidies for inclusion, highlighting challenges, inspirations and methodological adaptations, in the direction of building the continuing education for the reception of students with ASD.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708508U5&tokenCaptchar=03AFcWeA70onDgS4L-n8bCWPudz0IRY8F48TanTOP1WA7Iqmi1kUPEfsB81Su4iZsFN-j5nHpsheQ3uHGUkxmmYpWO_B8W7v-PYQj_lZ6gd1b_T0hZVgiEvuKimfVydzeTtkAXrwYBaZDrIOiPPSsweDfEI3DIM5skJhrWvrL1yLiNwpw0ls4gyUu0zWeSVBoEeb37iCi7ggXIENorGzr5sw6YXAHe-WNftqkCJZOlg4QL1ziki-UTmr5IwyLzCIbFKhYLthGQXFE8y-Hb2_nlitaPfQQjElStOc75kq4F06XT2PIRqm2ClV9i8xq7SXBW3Kv0b4DPg6Jc4SsMEB2GBqbqHobjnw6zXGSMgR1QyYtAQhoj99A0H-LXbv9U9Y-70q66pz_EaH_Fka6PDPIU4rDq-TL20cIVx5OcTU0K1spuIW5smrlKqSkr7BkV1DjreMEgoBY3QtAw3s0XWjvYzgwmFMftRnOT_rXp7iXchW3iHkyYL2c_GMYmMMOAVQZ591FTcqpbSeJMXiMV1B-9_-nQLAcJQSG4OPykeY1yqDj-ad2YI04LslZtaHbUr5i2A6ls0Xec4Y7jnBF_7fa1b8HVNI8OYK39KhiK0qhvl-l5TNFUFbyn3xJrkJwuQ3GSbSlTr4EDK0Wo_Str-fbjYfVm_KOZ2O_61ZoNABfcept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tcc Liliane 14.06.2022 final.pdf2,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons