Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609

Share on

Title: Contribuições à Construção do Campo de Educação Inclusiva e Continuada no Atendimento de Crianças com TEA
Authors: SOUZA, Liliane Jandira Lourenço
Keywords: Educação inclusiva. Formação continuada. TEA
Issue Date: 5-Jul-2022
Abstract: O presente trabalho oferece contribuições à construção do campo da educação inclusiva, especificamente, para o atendimento de crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista. De início, por meio de um retrospecto jurídico, do nível mais amplo ao regional-local, evidenciamos a evolução sobre o tema da inclusão, salientando os enormes desafios surgidos com a obrigatoriedade de recepção dessas crianças em escolas regulares e da necessidade de uma educação continuada que aprofunde dimensões educativas específicas a essas realidades. Basicamente, partimos da observação participante com entrevistas em duas escolas, uma pública municipal de referência em educação inclusiva, e outra, uma escola particular renomada e conhecida por sua dedicada atenção à inclusão. Oportunas contribuições também foram obtidas junto a discentes e docente da UFPE, participantes de mesas temáticas versando sobre a inclusão de estudantes autistas durante o “Encontro de Socialização PIBID 2018”. Com a emergência da pandemia Covid-19 e da impossibilidade de aprofundar alguns dados conclusivos junto às escolas referidas, optamos por complementar informações via webinars em diferentes contextos do país sobre o tema do TEA na educação inclusiva. No geral, os resultados e depoimentos, salientando desafios, inspirações e adaptações metodológicas para a inclusão, constituem subsídios na direção da construção da formação continuada de docentes para a recepção dos estudantes com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56609
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Liliane 14.06.2022 final.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons