Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.authorPESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-11T12:59:43Z-
dc.date.available2024-07-11T12:59:43Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationPESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva. O uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625-
dc.description.abstractA educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de recursos que atendam às especificidades linguísticas desses estudantes. Com base nos estudos teóricos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (1993, 2012), este trabalho tem como objetivo analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam junto a estudantes surdos em processo de aquisição da Libras. Os dados revelaram que os participantes sempre precisavam fazer adaptações e adequações nos materiais disponibilizados na internet, devido à variação linguística da Libras, bem como observamos a carência de materiais didáticos direcionados para o ensino da estrutura da Libras. A partir desse estudo, foi elaborado um produto educacional, em forma de caderno de atividades, que visa a auxiliar as práticas de letramento em Libras para os estudantes das Salas Regulares Bilíngues para Surdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipPCRpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectSala bilínguept_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS : uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6338763076694802pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxBilingual education of the deaf is guaranteed by law since 2005, being the Brazilian Sign Language - Libras adopted as first language and the Portuguese language written as second language. Given this reality, and the scarcity of materials focused on the reading in Libras of deaf students, there was a need to elaborate resources that meet the linguistic specificities of these students. Based on the theoretical studies of Quadros and Karnopp (2004), Quadros and Schmiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (1993, 2012), this work aims to analyze the didactic resources, used by teachers, of students enrolled in Bilingual Regular Rooms for the Deaf of the Municipality of Recife. This is a descriptive research, with a qualitative methodological approach, based on the content analysis of Bardin (2016). Five teachers who work with deaf students in the process of acquiring Libras participated in the research. The data revealed that the participants always needed to make adaptations and adjustments in the materials available on the internet, due to the linguistic variation of Libras, as well as we observed the lack of didactic materials directed to the teaching of the structure of Libras. From this study, an educational product was developed, in the form of a notebook of activities that aims to assist the practices of reading in Libras for students of bilingual rooms for the deaf.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabela Cristina Gomes da Silva Pestana.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons