Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625

Share on

Title: O uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS : uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife
Authors: PESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva
Keywords: Recursos didáticos; Letramento; LIBRAS; Língua Brasileira de Sinais; Surdos; Sala bilíngue
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva. O uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de recursos que atendam às especificidades linguísticas desses estudantes. Com base nos estudos teóricos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (1993, 2012), este trabalho tem como objetivo analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam junto a estudantes surdos em processo de aquisição da Libras. Os dados revelaram que os participantes sempre precisavam fazer adaptações e adequações nos materiais disponibilizados na internet, devido à variação linguística da Libras, bem como observamos a carência de materiais didáticos direcionados para o ensino da estrutura da Libras. A partir desse estudo, foi elaborado um produto educacional, em forma de caderno de atividades, que visa a auxiliar as práticas de letramento em Libras para os estudantes das Salas Regulares Bilíngues para Surdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Isabela Cristina Gomes da Silva Pestana.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons