Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625

Compartilhe esta página

Título: O uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS : uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife
Autor(es): PESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva
Palavras-chave: Recursos didáticos; Letramento; LIBRAS; Língua Brasileira de Sinais; Surdos; Sala bilíngue
Data do documento: 26-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PESTANA, Isabela Cristina Gomes da Silva. O uso de recursos didáticos nas práticas de letramento em LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de recursos que atendam às especificidades linguísticas desses estudantes. Com base nos estudos teóricos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schmiedt (2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (1993, 2012), este trabalho tem como objetivo analisar os recursos didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do município do Recife. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). Participaram da pesquisa cinco docentes que atuam junto a estudantes surdos em processo de aquisição da Libras. Os dados revelaram que os participantes sempre precisavam fazer adaptações e adequações nos materiais disponibilizados na internet, devido à variação linguística da Libras, bem como observamos a carência de materiais didáticos direcionados para o ensino da estrutura da Libras. A partir desse estudo, foi elaborado um produto educacional, em forma de caderno de atividades, que visa a auxiliar as práticas de letramento em Libras para os estudantes das Salas Regulares Bilíngues para Surdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56625
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isabela Cristina Gomes da Silva Pestana.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons