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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56628

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Title: O POTENCIAL DOS COMPONENTES ELETIVOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: Análise de abordagens na Educação Integral
Authors: PEREIRA DA SILVA, Bárbara Vitória
Keywords: Interdisciplinaridade; Geografia; Educação Integral.
Issue Date: 28-Mar-2024
Citation: PEREIRA DA SILVA, Bárbara Vitória. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ao longo da história, a educação pública passou por diferentes mudanças com o intuito de melhorar sua acessibilidade. Com a criação de leis que visam ampliar a melhoria nas instituições de ensino pública, novas possibilidades para garantir uma educação de qualidade foram surgindo, entre elas, a implementação de uma educação pública em tempo integral garantida pela expansão da carga horária escolar. A partir dessa perspectiva, a educação em tempo integral visa não apenas manter o estudante por mais tempo na escola, mas fazer disso uma oportunidade de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Ao adotar os programas de Escolas em Tempo Integral, como garantidos pela Lei n.º 14.640/2023, que procuram assegurar uma educação básica integral, novas práticas pedagógicas de ensino são incorporadas ao horário escolar expandido, entre elas a oferta de componentes eletivos. Sendo assim, a presente monografia tem como objetivo analisar o potencial dos componentes eletivos para o ensino da Geografia, considerando as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e os principais pilares que regem uma educação integral: a interdisciplinaridade, a integralidade e o protagonismo do aluno. Especificamente, busca-se compreender a educação integral, suas práticas na expansão da carga horária e o lugar ocupado pela Geografia nesse cenário, levando em consideração o processo criativo dos professores e sua aplicabilidade de acordo com as metas que envolvem uma educação integralizadora. A metodologia se constituiu a partir da análise dos relatos de professores licenciados em Geografia, que estão diretamente envolvidos com o desenvolvimento de disciplinas eletivas. A partir das respostas obtidas dos professores, procurou-se compreender se, considerando a interdisciplinaridade, os componentes eletivos permitem novas possibilidades em um cenário de educação mais flexível e inovador.
Description: 9,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56628
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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