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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56632
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Título : | Estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico |
Autor : | ARAÚJO, Wanuza Wiviane Pereira de |
Palabras clave : | estratégias de resolução; problemas de partilha; pensamento algébrico |
Fecha de publicación : | 6-sep-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ARAÚJO, Wanuza Wiviane Pereira de. Estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente estudo corresponde a uma dissertação de mestrado intitulada Estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico. O estudo investigou a seguinte pergunta de partida: Quais estratégias são mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem problemas de partilha? Buscando responder essa questão de pesquisa, foi estabelecido como objetivo geral identificar as estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem problemas de partilha, relacionando-as com as características do pensamento algébrico. Esse estudo utilizou-se das estratégias de resolução identificadas no estudo de Oliveira e Câmara (2011) e das características do pensamento algébrico propostas por Almeida (2016). Os sujeitos desse estudo foram estudantes de uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental composta por 28 estudantes, os quais foram organizados em 14 duplas. Os estudantes pertenciam a uma escola a rede municipal de uma cidade localizada no Agreste pernambucano. Para a produção dos dados utilizou-se um teste composto por quatro problemas de partilha com uma relação e a Entrevista Clínica de Piaget. Na análise dos dados, tomou-se como base as estratégias de resolução propostas por Oliveira e Câmara (2011) e as características do pensamento algébrico apresentados por Almeida (2016). A análise dos dados foi realizada em dois momentos. No primeiro, foi realizada análise de todas as respostas registradas pelas duplas no papel, e no segundo momento a análise de algumas das entrevistas realizadas com as duplas. A partir das análises foi possível identificar que os estudantes apresentaram dificuldades na resolução dos problemas de partilha. A maior parte das duplas utilizaram estratégias que privilegiaram o desenvolvimento do pensamento aritmético e não do pensamento algébrico, como era esperado. Não deixando de ressaltar o período complicado enfrentado pelos estudantes e professores devido a pandemia do Covid-19, o que comprometeu o aprendizado dos estudantes nesse período. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56632 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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