Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, José Roberto Henrique Souza-
dc.contributor.authorLIMA, Vinícius Pereira de-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:02Z-
dc.date.available2024-07-11T17:39:02Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2024-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Vinícius Pereira de. Metodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVEST. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648-
dc.description.abstractO ensino de geografia física busca estabelecer uma ampla conexão dos fenômenos naturais que ocorrem no planeta Terra com a formação dos educandos. Tornando-se essencial, adotar metodologias de ensino práticas e interativas, capazes de estimular uma aprendizagem crítica por meio da conexão de situações do cotidiano desses sujeitos com os conteúdos da aula. Desse modo, esse trabalho objetiva investigar a efetividade das práticas de geografia física ao incorporar a utilização de estratégias lúdicas, permeando o processo da construção de um conhecimento significativo. Nesse sentido, foram implementadas intervenções pedagógicas práticas a partir da execução de duas sequências didáticas que abrangeram os conceitos de geologia sobre minerais, rochas e fósseis, e outra sobre os solos, realizadas em um pré-vestibular voluntário no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Por meio da utilização de recursos e estratégias práticas aplicadas ao ensino de Geografia, os estudantes puderam conhecer diferentes tipos de minerais e rochas e construíram moldes de fósseis a partir do gesso, dentro do conteúdo de geologia. Tendo contato também com o assunto de solos, foi realizada uma atividade de discussão como metodologia ativa, com base na organização de ideias a partir de problemáticas sobre os solos, experimento utilizando amostras de solos e a dinâmica de um jogo de tabuleiro para sintetizar o que foi aprendido. Tais abordagens demostraram-se como facilitadoras do processo de aprendizagem, o que proporcionou a esses estudantes uma compreensão mais ampla diante dos processos naturais presentes no espaço geográfico que confrontam com as suas vivências.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectGeociênciaspt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino significativopt_BR
dc.titleMetodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVESTpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7928937010756725pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3637263240741013pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of physical geography seeks to establish a broad connection of the natural phenomena that occur on planet Earth within the formation of the students. Becoming essential, adopt practical and interactive teaching methodologies, able to stimulate critical learning through the connection of everyday situations of these subjects with the contents of the class. Thus, this work aims to investigate the effectiveness of physical geography practices by incorporating the use of playful strategies, permeating the process of building meaningful knowledge. In this sense, practical pedagogical interventions were implemented from the execution of two didactic sequences that covered the concepts of geology on minerals, rocks and fossils, and another on soils, carried out in a voluntary pre-vestibular in the municipality of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Through the use of practical resources and strategies applied to Geography teaching, students were able to learn about different types of minerals and rocks and built fossil molds from plaster, within the geology content. Also having contact with the subject of soils, a discussion activity was carried out as an active methodology, based on the organization of ideas based on soil issues, an experiment using soil samples and the dynamics of a board game to synthesize what was learned. Such approaches proved to facilitate the learning process, which provided these students with a broader understanding of the natural processes present in the geographic space that confront their experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-0953-293Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vinícius Pereira de Lima.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons