Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648

Compartilhe esta página

Título: Metodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVEST
Autor(es): LIMA, Vinícius Pereira de
Palavras-chave: Aulas práticas; Geociências; Geografia escolar; Ensino significativo
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: LIMA, Vinícius Pereira de. Metodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVEST. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O ensino de geografia física busca estabelecer uma ampla conexão dos fenômenos naturais que ocorrem no planeta Terra com a formação dos educandos. Tornando-se essencial, adotar metodologias de ensino práticas e interativas, capazes de estimular uma aprendizagem crítica por meio da conexão de situações do cotidiano desses sujeitos com os conteúdos da aula. Desse modo, esse trabalho objetiva investigar a efetividade das práticas de geografia física ao incorporar a utilização de estratégias lúdicas, permeando o processo da construção de um conhecimento significativo. Nesse sentido, foram implementadas intervenções pedagógicas práticas a partir da execução de duas sequências didáticas que abrangeram os conceitos de geologia sobre minerais, rochas e fósseis, e outra sobre os solos, realizadas em um pré-vestibular voluntário no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Por meio da utilização de recursos e estratégias práticas aplicadas ao ensino de Geografia, os estudantes puderam conhecer diferentes tipos de minerais e rochas e construíram moldes de fósseis a partir do gesso, dentro do conteúdo de geologia. Tendo contato também com o assunto de solos, foi realizada uma atividade de discussão como metodologia ativa, com base na organização de ideias a partir de problemáticas sobre os solos, experimento utilizando amostras de solos e a dinâmica de um jogo de tabuleiro para sintetizar o que foi aprendido. Tais abordagens demostraram-se como facilitadoras do processo de aprendizagem, o que proporcionou a esses estudantes uma compreensão mais ampla diante dos processos naturais presentes no espaço geográfico que confrontam com as suas vivências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vinícius Pereira de Lima.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons