Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697

Comparte esta pagina

Título : A CARTOGRAFIA SOCIAL DA COMUNIDADE DA LINHA: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DIANTE AMEAÇAS DE REMOÇÃO
Autor : PATRIOTA, Isabelle Maria de Fontes
Palabras clave : Cartografia Social; Educação Popular; Pesquisa Participante; Remoção
Fecha de publicación : 6-feb-2022
Citación : Patriota, Isabelle Maria de Fontes. A cartografia social da Comunidade da Linha: diálogos sobre educação popular e estratégias de resistência diante ameaças de remoção. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa parte da premissa de que a cartografia social é um caminho para refletir sobre a necessidade de uma prática de mapeamento comprometida com a dialogicidade entre os saberes popular e técnico, na produção e representação do espaço. Nesse contexto, o reconhecimento dos saberes dos sujeitos sociais se apresenta como uma alternativa para contestar o domínio de representação territorial que o Estado exerce a partir de uma cartografia que atende ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. Dessa forma, o presente artigo pretende discutir como a cartografia social se insere enquanto processo educativo, em um contexto de conflito fundiário e de luta pela permanência no território, a partir das experiências de mapeamento coletivo vivenciadas pelas moradoras e moradores da Comunidade da Linha, Recife-PE, que vivem, hoje, uma ameaça de remoção movida pela Transnordestina.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabelle Maria de Fontes Patriota.pdf677,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons