Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697

Compartilhe esta página

Título: A CARTOGRAFIA SOCIAL DA COMUNIDADE DA LINHA: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DIANTE AMEAÇAS DE REMOÇÃO
Autor(es): PATRIOTA, Isabelle Maria de Fontes
Palavras-chave: Cartografia Social; Educação Popular; Pesquisa Participante; Remoção
Data do documento: 6-Fev-2022
Citação: Patriota, Isabelle Maria de Fontes. A cartografia social da Comunidade da Linha: diálogos sobre educação popular e estratégias de resistência diante ameaças de remoção. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa parte da premissa de que a cartografia social é um caminho para refletir sobre a necessidade de uma prática de mapeamento comprometida com a dialogicidade entre os saberes popular e técnico, na produção e representação do espaço. Nesse contexto, o reconhecimento dos saberes dos sujeitos sociais se apresenta como uma alternativa para contestar o domínio de representação territorial que o Estado exerce a partir de uma cartografia que atende ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. Dessa forma, o presente artigo pretende discutir como a cartografia social se insere enquanto processo educativo, em um contexto de conflito fundiário e de luta pela permanência no território, a partir das experiências de mapeamento coletivo vivenciadas pelas moradoras e moradores da Comunidade da Linha, Recife-PE, que vivem, hoje, uma ameaça de remoção movida pela Transnordestina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabelle Maria de Fontes Patriota.pdf677,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons