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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697

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Title: A CARTOGRAFIA SOCIAL DA COMUNIDADE DA LINHA: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DIANTE AMEAÇAS DE REMOÇÃO
Authors: PATRIOTA, Isabelle Maria de Fontes
Keywords: Cartografia Social; Educação Popular; Pesquisa Participante; Remoção
Issue Date: 6-Feb-2022
Citation: Patriota, Isabelle Maria de Fontes. A cartografia social da Comunidade da Linha: diálogos sobre educação popular e estratégias de resistência diante ameaças de remoção. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa parte da premissa de que a cartografia social é um caminho para refletir sobre a necessidade de uma prática de mapeamento comprometida com a dialogicidade entre os saberes popular e técnico, na produção e representação do espaço. Nesse contexto, o reconhecimento dos saberes dos sujeitos sociais se apresenta como uma alternativa para contestar o domínio de representação territorial que o Estado exerce a partir de uma cartografia que atende ao modelo hegemônico de desenvolvimento capitalista. Dessa forma, o presente artigo pretende discutir como a cartografia social se insere enquanto processo educativo, em um contexto de conflito fundiário e de luta pela permanência no território, a partir das experiências de mapeamento coletivo vivenciadas pelas moradoras e moradores da Comunidade da Linha, Recife-PE, que vivem, hoje, uma ameaça de remoção movida pela Transnordestina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56697
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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