Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56699

Compartilhe esta página

Título: O lugar do ensino de Sociologia no novo ensino médio: Estudo de caso sobre a disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação
Autor(es): NASCIMENTO, Acayne Uluri Borges do
Palavras-chave: Ensino de Sociologia;; Novo Ensino Médio;; Colégio de Aplicação
Data do documento: 6-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Acayne Uluri Borges do. O lugar do ensino de Sociologia no novo ensino médio: Estudo de caso sobre a disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Sociais Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Com a publicação da Lei no 13.415/2017, que altera o ensino médio, a Sociologia deixa de ser uma disciplina obrigatória nos três anos desta etapa e passa a constar na legislação como “estudos e práticas”, ficando a cargo das redes estaduais, municipais, federais e instituições de ensino definirem como a Sociologia aparecerá nos currículos. Diante deste fato, o lugar do ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio torna-se um cenário permeado de incertezas. A partir deste contexto, o presente trabalho se fundamenta nas pesquisas sobre o lugar da Sociologia na educação básica, tendo como objetivo central, realizar um estudo de caso sobre a disciplina no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. O Colégio de Aplicação da UFPE foi escolhido como campo de pesquisa por ser uma escola de caráter experimental; ser reconhecidamente modelo de educação de qualidade; ter se posicionado como espaço de resistência ao Novo Ensino Médio; e manter a disciplina de Sociologia sem alterações. Quanto ao lugar do ensino da Sociologia, o Colégio de Aplicação da UFPE aparece como modelo alternativo ao adotado pela rede estadual de Pernambuco, principal responsável pelo ensino médio no estado. Como metodologia, foram realizadas análises de conteúdo de documentos do Novo Ensino Médio, de documentos que estruturam o Novo Ensino Médio em Pernambuco e de documentos que estruturam o ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFPE. Também foi utilizada a análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores de Sociologia do Colégio de Aplicação da UFPE para verificar o posicionamento em relação ao Novo Ensino Médio e o lugar do ensino de Sociologia na instituição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56699
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficha de identificação_SIB_UFPE.pdf2,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Acayne Uluri Borges do Nascimento.pdf.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons