Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56728

Compartilhe esta página

Título: Responsabilidade tributária do credor fiduciário: A natureza da propriedade fiduciária para fins de incidência dos tributos sobre a propriedade
Autor(es): SOUZA, Júlia Hanna de Barros
Palavras-chave: Alienação fiduciária; Responsabilidade tributária; Tributos incidentes sobre a propriedade
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: SOUZA, Júlia Hanna de Barros. Responsabilidade tributária do credor fiduciário: a natureza da propriedade fiduciária para fins de incidência dos tributos sobre a propriedade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar a responsabilidade passiva do credor fiduciário pelos débitos tributários de bens objeto do contrato de alienação fiduciária, à luz do conceito de “propriedade fiduciária”. O artigo 1.228 do Código Civil conceitua o direito de propriedade e as faculdades de uso, gozo e disposição do bem, inerentes ao seu exercício. Já o artigo 128 do CTN prevê que somente a lei poderá atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação. Sendo assim, para melhor compreensão do tema, a pesquisa foi dividida em três capítulos: o primeiro aborda a obrigação tributária e os impostos incidentes sobre a propriedade; o segundo trata do direito real de propriedade e a propriedade fiduciária; em seguida, aborda-se a aplicação destes institutos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, por meio da demonstração de jurisprudências e representativos de controvérsia. Quanto à metodologia, este estudo foi pautado na pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, analisando o tema sob a ótica de renomados doutrinadores que abordam o tema da propriedade fiduciária e da responsabilidade tributária. Por fim, o presente estudo se encerra com as considerações finais, onde se demonstra o caráter assecuratório da propriedade fiduciária, separando-a do direito real de propriedade para fins de incidência tributária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56728
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlia Hanna de Barros Souza.pdf557,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons