Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56731

Share on

Title: O neoconservadorismo evangélico e suas implicações na educação pernambucana
Authors: MOURA, Luiz Felipe de Arruda
Keywords: Educação pernambucana; Neoconservadorismo evangélico; Fundamentalismo religioso
Issue Date: 13-Mar-2024
Citation: MOURA, Luiz Felipe de Arruda. O Neoconservadorismo evangélico e suas implicações na Educação pernambucana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O neoconservadorismo e o fundamentalismo religioso são realidades que atingem diversas áreas da sociedade. Diante disto, este trabalho visa compreender os efeitos das intervenções protestantes neoconservadoras na educação pernambucana. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral: discutir as principais concepções e projetos de sociedade que subjazem aos discursos evangélicos neoconservadores sobre a Educação e como objetivos específicos, optamos por descrever o início da relação entre o protestantismo neoconservador e a Educação; analisar as intervenções neoconservadoras na Educação pernambucana, protagonizadas por Clarissa Tércio e indicar possibilidades de resistência frente aos ataques protestantes neoconservadores. A fim de alcançarmos estes objetivos, desenvolvemos uma pesquisa documental, a partir da página do Instagram @fiscalizepeoficial, onde coletamos as informações necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa. Como contribuição acadêmica, apresentamos algumas estratégias profícuas, como a cultura midiática e informacional, proposta e valorizada pela UNESCO, a articulação coletiva docente e a sindicalização, que podem ajudar a comunidade escolar a lidar com as intervenções neoconservadoras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56731
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luiz Felipe de Arruda Moura.pdf697,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons