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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56731
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Título: | O neoconservadorismo evangélico e suas implicações na educação pernambucana |
Autor(es): | MOURA, Luiz Felipe de Arruda |
Palavras-chave: | Educação pernambucana; Neoconservadorismo evangélico; Fundamentalismo religioso |
Data do documento: | 13-Mar-2024 |
Citação: | MOURA, Luiz Felipe de Arruda. O Neoconservadorismo evangélico e suas implicações na Educação pernambucana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O neoconservadorismo e o fundamentalismo religioso são realidades que atingem diversas áreas da sociedade. Diante disto, este trabalho visa compreender os efeitos das intervenções protestantes neoconservadoras na educação pernambucana. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral: discutir as principais concepções e projetos de sociedade que subjazem aos discursos evangélicos neoconservadores sobre a Educação e como objetivos específicos, optamos por descrever o início da relação entre o protestantismo neoconservador e a Educação; analisar as intervenções neoconservadoras na Educação pernambucana, protagonizadas por Clarissa Tércio e indicar possibilidades de resistência frente aos ataques protestantes neoconservadores. A fim de alcançarmos estes objetivos, desenvolvemos uma pesquisa documental, a partir da página do Instagram @fiscalizepeoficial, onde coletamos as informações necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa. Como contribuição acadêmica, apresentamos algumas estratégias profícuas, como a cultura midiática e informacional, proposta e valorizada pela UNESCO, a articulação coletiva docente e a sindicalização, que podem ajudar a comunidade escolar a lidar com as intervenções neoconservadoras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56731 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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