Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56801

Share on

Title: Retratos de uma nova vida (!?) : análise das experiências de reinserção social de egressos de comunidades terapêuticas
Authors: SANTOS, Jaquielson Ferreira da Silva
Keywords: Sociologia; Drogas; Religião; Disposições; Retratos sociológicos; Comunidades terapêuticas
Issue Date: 5-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Jaquielson Ferreira da Silva. Retratos de uma nova vida (!?): análise das experiências de reinserção social de egressos de comunidades terapêuticas. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente tese teve como objetivo compreender, em uma perspectiva sociológica, o universo dos atores/egressos de CTI’s tomando como base a reconstituição de suas biografias e os possíveis (re)arranjos de seus patrimônios disposicionais em suas experiências de retorno aos seus antigos contextos de sociabilidades e/ou demais espaços de origem anteriores à internação. A partir de vivências e estudos anteriores no âmbito dessas comunidades terapêuticas verificou-se que as experiências externas dos egressos dessas organizações eram tão fecundas quanto aquelas concebidas em seu interior. As tensões; conflitos; violências; a busca por preservar e/ou negar as identidades e/ou disposições religiosas ativadas no interior dessas comunidades terapêuticas; os desafios da reinserção em diferentes contextos; as possíveis rupturas com antigas redes de sociabilidades bem como a ressignificação e/ou estabelecimento de novas; entre outros; todos esses representam alguns dos vários recortes possíveis dessa investigação e que são, até o presente momento, ainda pouco exploradas pelo campo sociológico. Portanto, foi partindo do pressuposto de tomar as comunidades terapêuticas como espaços de socializações que tendem a favorecer atuações singulares de seus participantes; compreendendo os egressos enquanto “atores plurais” portadores de esquemas disposicionais adquiridos e reorganizados de forma singular a partir de cada interação, bem como, reconhecendo as pluralidades dos espaços que se inserem no momento de pós-internação [e de seus sujeitos]; que a partir de um abordagem qualitativa, esse estudo de casos foi concebido à luz da perspectiva teórico-metodológica de Bernard Lahire (2004). Realizou-se, portanto, uma abordagem dentro do campo da sociologia à escala individual no que resultaria na elaboração de “retratos sociológicos” de cada uma das cinco pessoas ex- internas de CTI’S, favorecendo assim uma percepção acurada e singular dos (re)arranjos disposicionais ocorridos durante o desenvolvimento dessa nova trajetória, os conflitos disposicionais existentes, suas formas de manutenção e demais outros processos que marcaram as experiências e as ações dos egressos em contextos de interações muitas vezes distintos e heterogêneos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56801
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Jaquielson Ferreira da Silva Santos .pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons