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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56929
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VIANA, Kilma da Silva Lima | - |
dc.contributor.author | ANJOS, Thiago Vinícius dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T17:27:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T17:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-17 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, T. V. Da Violência Simbólica ao adoecimento iminente: Percepções de estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais acerca dos processos avaliativos da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Recife: 2024. 69p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56929 | - |
dc.description.abstract | O adoecimento físico e mental se tornou um alerta na comunidade universitária. Pesquisas apontam que aspectos específicos da cultura acadêmica são responsáveis por colocar esse grupo na linha de risco para desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e pensamentos suicidas. Historicamente, nota-se que a Avaliação é um dos fatores que contribuem para o aumento do estresse e da adoção de práticas nocivas para atender aos moldes de produção do conhecimento presentes em sala de aula. Desse modo, esta monografia busca responder a questão: “De que forma o processo avaliativo se dá e como reverbera na vivência de licenciandos em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco?”, com o objetivo de investigar o papel da Avaliação da Aprendizagem diante das relações de poder presentes no ambiente universitário e sua relevância nos processos de Adaptação Acadêmica. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e abordagem quantiqualitativa, a partir da coleta de dados via questionário online no ano de 2021 com 38 estudantes do curso de Ciências Sociais (Licenciatura) da UFPE, construído com base na e analisados com base no Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os dados foram tabulados e analisados com suporte no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mapeamento dos principais aspectos dos processos avaliativos aponta a predominância dos exames e trabalhos escritos, seja no formato presencial ou no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia da Covid-19. Os resultados evidenciam que, estatisticamente, a Avaliação é responsável por evocar somente sentimentos negativos, como ansiedade, nervosismo e medo, que tentam ser sanados por Estratégias de Enfrentamento ativas e focadas no Problema e no Suporte Social. Além disso, a dimensão Espiritual se mostrou promissora ao ser capaz de promover resiliência, conforto e atribuição de sentidos diante da sobrecarga de atividades e de Vivências Acadêmicas adoecidas. Apesar das tentativas de superação das abordagens tradicionais do ensino, as raízes das primeiras Gerações da Avaliação ainda são presentes e visíveis nas relações de poder e na Violência Simbólica traduzidas no desestímulo discente e na ausência do diálogo e negociação na troca e concepção de conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Enfrentamento | pt_BR |
dc.subject | Violência Simbólica | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | Da Violência Simbólica ao adoecimento iminente: Percepções de estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais acerca dos processos avaliativos da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3835281313935794 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9895116285470551 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical and mental illness has become a warning in the university community. Researches indicates that specific aspects of academic culture are responsible for putting this group at risk for developing symptoms of anxiety, depression and suicidal thoughts. Historically, it is noted that Evaluation is one of the factors that contribute to the increase in stress and the adoption of harmful practices to meet the knowledge production patterns present in the classroom. In this way, this monograph seeks to answer the following question: “How does the evaluation process take place and how does it reverberate in the experience of Social Sciences graduates at the Federal University of Pernambuco (UFPE)?”. For this, the general objective was to investigate the role of Learning Evaluation in front of power relations present in the university environment and its relevance in Academic Adaptation processes. An applied research was carried out, with an exploratory nature and a quantitative-qualitative approach, based on data collection via an online questionnaire in 2021 with 38 students from the Social Sciences (Teaching course) at UFPE, constructed based on and analyzed based on the Questionnaire of Academic Experiences - reduced version (QVA-r) and the Ways of Coping with Problems Scale (EMEP). The data were subsequently tabulated and analyzed using the statistical program SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The mapping of the main aspects of the evaluation processes highlights the predominance of exams and written assignments, whether in the face-to-face format or in the emergency remote teaching adopted during the Covid-19 pandemic. The results show that, statistically, the Evaluation is responsible for evoking only negative feelings, such as anxiety, nervousness and fear, which try to be resolved by active Coping Strategies focused on the Problem and Social Support. Furthermore, the Spiritual dimension showed promise in being able to promote resilience, comfort and attribution of meanings in the face of overload of activities and weakened academic experiences. Despite attempts to overcome traditional teaching approaches, the roots of the first Generations of Evaluations are still present and visible in power relations and Symbolic Violence translated into student discouragement and the absence of dialogue and negotiation in the exchange and conception of knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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