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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56929
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Título : | Da Violência Simbólica ao adoecimento iminente: Percepções de estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais acerca dos processos avaliativos da aprendizagem |
Autor : | ANJOS, Thiago Vinícius dos |
Palabras clave : | Avaliação; Adoecimento; Estratégias de Enfrentamento; Violência Simbólica; Universidade |
Fecha de publicación : | 11-mar-2024 |
Citación : | ANJOS, T. V. Da Violência Simbólica ao adoecimento iminente: Percepções de estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais acerca dos processos avaliativos da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Recife: 2024. 69p. |
Resumen : | O adoecimento físico e mental se tornou um alerta na comunidade universitária. Pesquisas apontam que aspectos específicos da cultura acadêmica são responsáveis por colocar esse grupo na linha de risco para desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e pensamentos suicidas. Historicamente, nota-se que a Avaliação é um dos fatores que contribuem para o aumento do estresse e da adoção de práticas nocivas para atender aos moldes de produção do conhecimento presentes em sala de aula. Desse modo, esta monografia busca responder a questão: “De que forma o processo avaliativo se dá e como reverbera na vivência de licenciandos em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco?”, com o objetivo de investigar o papel da Avaliação da Aprendizagem diante das relações de poder presentes no ambiente universitário e sua relevância nos processos de Adaptação Acadêmica. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e abordagem quantiqualitativa, a partir da coleta de dados via questionário online no ano de 2021 com 38 estudantes do curso de Ciências Sociais (Licenciatura) da UFPE, construído com base na e analisados com base no Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os dados foram tabulados e analisados com suporte no programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). O mapeamento dos principais aspectos dos processos avaliativos aponta a predominância dos exames e trabalhos escritos, seja no formato presencial ou no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia da Covid-19. Os resultados evidenciam que, estatisticamente, a Avaliação é responsável por evocar somente sentimentos negativos, como ansiedade, nervosismo e medo, que tentam ser sanados por Estratégias de Enfrentamento ativas e focadas no Problema e no Suporte Social. Além disso, a dimensão Espiritual se mostrou promissora ao ser capaz de promover resiliência, conforto e atribuição de sentidos diante da sobrecarga de atividades e de Vivências Acadêmicas adoecidas. Apesar das tentativas de superação das abordagens tradicionais do ensino, as raízes das primeiras Gerações da Avaliação ainda são presentes e visíveis nas relações de poder e na Violência Simbólica traduzidas no desestímulo discente e na ausência do diálogo e negociação na troca e concepção de conhecimentos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56929 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
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