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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56978

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Título: Protagonismo do professor surdo nas políticas da UFPE
Autor(es): LIMA JUNIOR, José Arnor de
Palavras-chave: Surdo Professor; Política; Protagonismo; Universidade; UFPE
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA JUNIOR, José Arnor de. Protagonismo do professor surdo nas políticas da UFPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A entrada dos surdos na Universidade Pública se deu de forma mais ampla por meio de políticas linguísticas, especialmente a Lei no 10.436/02 e o Decreto no 5.6256/05, que resultaram, por exemplo, na criação do Curso de Letras Libras (bacharelado e licenciatura). Tal fato resultou em novas demandas e responsabilidades das instituições públicas de ensino superior para que possibilitassem, tanto para estudantes, quanto para servidores docentes e técnicos(as)- administrativos e para a comunidade surda em geral, o projeto de materialização da universidade pública inclusiva. Diante disso, propomos em nossa pesquisa analisar a implementação de políticas institucionais e educacionais no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com vistas à inserção do surdo professor no ensino superior na perspectiva inclusiva. Nossa metodologia é de caráter qualitativo e interpretativo, utilizando-se enquanto método de investigação o Estudo de Caso, dividido nas seguintes fases: fase exploratória ou definição do foco de estudo, fase de coleta de dados e fase de análise sistemática dos dados. Mais especificamente, foram identificados os documentos institucionais voltados para a educação inclusiva no contexto da UFPE; ocorreu também a aplicação de entrevista estruturada com quinze (15) questões, realizadas com cinco (05) surdos/as professores/as com experiencia docente. Após a sistematização e análise dos dados, notamos a importância de políticas institucionais que contribuam na formação contínua do surdo professor considerando suas especificidades linguísticas e culturais, e as lacunas formativas desde a escolarização até o ensino superior; ainda, a valorização da percepção do surdo professor enquanto importante componente na constituição, implementação e avaliação de ações concernentes às políticas educacionais posto que, no caso dos surdos, é a partir das demanda(s) do sujeito(s) surdo(s) como protagonismo que a universidade deverá responder ética e responsavelmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56978
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