Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56992

Comparte esta pagina

Título : Unidade de conservação natural Lagoa do Araçá na Cidade do Recife : lazer e lutas ambientais
Autor : SANTOS, Priscila Madeira da Costa
Palabras clave : Gestão e regulação de recursos hídricos; Lagoa; UCN; Recursos hídricos; Preservação ambiental
Fecha de publicación : 31-ene-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Priscila Madeira da Costa. Unidade de conservação natural Lagoa do Araçá na Cidade do Recife: lazer e lutas ambientais. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A área de estudo é a Lagoa do Araçá, que está localizada no Bairro da Imbiribeira na cidade do Recife no Estado de Pernambuco. O principal objetivo do trabalho é da subsidio para melhoramento das questões ambientais e de vida da população que a utilizam. Onde a mesma virou Unidade de Conservação da Natureza (UCN) no ano de 1998 através de um decreto municipal. A UCN possui uma área de 14,81 hectares, com 109.000 m2 de espelho d'água, está ligada ao rio Tejipió por um canal de 200 m e sofre influência dos movimentos das marés. O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas e pesquisas descritivas, sendo utilizadas as normas e leis vigentes. No ano de 2020 foi regulamentada a UCN - ARIE Lagoa do Araçá e aprovado o Plano de Manejo da mesma. Assim, podemos destacar que a lagoa encontra-se degradada e necessitando que seja feita ações para minimizar os efeitos negativos na área, como por exemplo, a ampliação da educação ambiental, a coleta de esgotamento sanitário e intensificação do monitoramento e fiscalização ambiental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56992
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Priscila Madeira da Costa Santos.pdf6,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons