Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57005

Compartilhe esta página

Título: A pandemia de COVID-19 e o ensino de música na educação básica : as mídias sociais e a prática docente
Autor(es): OLIVEIRA NETO, João Flávio de
Palavras-chave: educação musical e educação básica; mídias sociais; ensino de música e isolamento social; cultura participativa digital e cultura escolar; pandemia de Covid-19
Data do documento: 14-Nov-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA NETO, João Flávio de. A pandemia de COVID-19 e o ensino de música na educação básica: as mídias sociais e a prática docente. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A temática abordada nesta pesquisa apresenta algumas inquietações que relacionam o ensino de música e a pandemia de Covid-19. O estudo teve como objetivo geral compreender as práticas docentes desenvolvidas no ensino de música, na educação básica, durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva dos professores entrevistados. Os objetivos específicos são: identificar os processos de apropriação tecnológica nas aulas de música durante a pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); analisar as concepções dos professores de música sobre suas práticas docentes no período da pandemia de Covid-19 (de 2019 até 2021); analisar as dimensões da cultura participativa digital e da cultura escolar vinculadas ao ensino de música durante a pandemia de Covid-19. A metodologia utilizada orienta-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevistas narrativas. Foram entrevistados cinco professores licenciados em música e que atuaram na educação básica durante a pandemia, no momento de isolamento social e suspensões das atividades educacionais presenciais. A fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa digital, cultura escolar e a atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa. Foi observado que as aulas do Ensino Remoto Emergencial foram desafiadoras e contaram com o comprometimento dos professores, que passaram a utilizar as mídias sociais para o prosseguimento das suas atividades escolares. Durante este processo, as possibilidades de atuação docente foram ampliadas devido a suas capacidades de adaptação diante de diversos desafios. A dificuldade de acesso à internet apresenta-se como problemática recorrente. O estudo pretende contribuir, de uma forma ampliada, para os campos da educação, música e sociedade, especificamente quanto aos desafios que a educação básica encontra no que se refere às práticas pedagógicas vinculadas aos aspectos culturais e nas demandas emergenciais, como no caso da pandemia de Covid-19.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Flávio de Oliveira Neto.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons