Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57008

Compartilhe esta página

Título: INCIDÊNCIA DE ÓBITOS ASSOCIADOS AO ALCOOLISMO NO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO DE PERNAMBUCO: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE ESTÁGIO
Autor(es): SILVA, Maria Joana da
SANTOS, Taciana Carmem Tenório dos
Palavras-chave: Alcoolismo; Saúde; Óbito; Serviço Social
Data do documento: 2-Abr-2024
Citação: SILVA, Maria Joana da; SANTOS, Taciana Carmem Tenório dos. INCIDÊNCIA DE ÓBITOS ASSOCIADOS AO ALCOOLISMO NO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO DE PERNAMBUCO: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE ESTÁGIO. 2024. 44f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo os óbitos associados ao alcoolismo verificados no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de Recife. A dependência do álcool é considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode levar o indivíduo à morte por diversos problemas desencadeados pelo consumo de bebidas alcoólicas. O alcoolismo é um fenômeno social presente em toda história. No entanto, por se tratar de uma droga considerada legal, de baixo custo e de fácil acesso, muitas vezes passa desapercebida. O trabalho teve como objetivo geral apontar a incidência de óbitos de pessoas que morrem por comorbidades associadas ao alcoolismo atestadas pelo SVO; e como objetivos específicos 1) caracterizar o alcoolismo como uma questão de saúde pública; 2) descrever as atribuições do SVO/Recife, bem como o papel do assistente social nesta instituição; e 3) traçar o perfil socioeconômico das pessoas que morrem e as principais causas de mortes associadas ao alcoolismo atestadas pelo SVO/Recife. Como metodologia foi realizada análise documental e bibliográfica, com consultas às produções acadêmicas; coleta de dados em institutos de pesquisa, sites nacionais e internacionais, bem como registros feitos no nosso diário de campo, a partir da prática de estágio. Através dos dados obtidos, não podemos afirmar que há relação causal direta, nem muito menos alta incidência de óbitos registrados no SVO/Recife cujas causas estão relacionadas ao alcoolismo, pois encontramos apenas 7% e 6% dos atestados de óbitos com causas principais e secundárias, respectivamente, relacionados ao consumo de álcool. Portanto, o trabalho buscou-se compreender como alcoolismo pode incidir no óbito e como interfere na vida de quem o consome e na das pessoas que vivem ao seu redor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57008
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final Joana e Taciana.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons