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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57009

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Título: Perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar: uma atualização
Autor(es): LIMA, Isael João de
Palavras-chave: pessoas com deficiências; educação física; inclusão escolar
Data do documento: 11-Jul-2024
Citação: LIMA, Isael João de. Perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar: uma atualização. 2024. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O objetivo desse estudo foi analisar na literatura evidências científicas que nos apresente o perfil das pessoas com deficiência na educação física escolar, mostrando como ocorre a inclusão das PCD’s nas aulas de educação física. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, foram realizados levantamentos bibliográficos nas principais bases de dados - Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde/ Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (LILACS/MEDLINE), PubMed (National Library of Medicine) e Scientific Eletronic, Library Online (SCIELO), simultaneamente com a aplicação do operador booleano “AND” e “OR”, em português e inglês, entre os anos (2013–2023). Após o processo de filtragem e seleção dos artigos para a estruturação da pesquisa, obteve-se um total de 06 artigos. Os estudos mostraram elementos relevantes sobre o perfil das pessoas com deficiência e o processo de inclusão nas aulas de educação física escolar, a inclusão esteve associado a três fatores básicos: adaptação, participação e aprendizagem, tanto a partir da percepção dos alunos, quanto dos professores, no entanto, quando não há adaptação, diálogo e flexibilização curricular, no geral as crianças com deficiência realizam pouca ou nenhuma atividade física. Foi possível verificar que quando o professor cria diferentes estratégias de ensino nas aulas de educação física, as crianças com deficiência tendem a serem mais ativas e participativas, portanto, correndo menor riscos do aparecimento e surgimento de doenças associadas. A inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de educação física depende muito da atitude positiva do professor, pois ao realizar atividades embasadas na perspectiva inclusiva ele garante o desenvolvimento integral de todas as crianças, com e sem deficiência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57009
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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