Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025

Compartilhe esta página

Título: Violência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racial
Autor(es): FERNANDES, Heloiza de Lima
Palavras-chave: Crianças e adolescentes; Proteção social; Raça; Violência
Data do documento: 1-Abr-2024
Citação: FERNANDES, Heloiza de Lima. Violência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente monografia tem como objetivo principal analisar a correlação entre a violência cometida contra crianças e adolescentes e o racismo. Para tal finalidade, serão apresentados o debate racial no Brasil e as tipificações da violência infanto juvenil. Dessa forma, visa contribuir para uma maior visibilidade no que diz respeito ao debate das diversas expressões das violências sofridas por crianças e adolescentes em seus diversos aspectos e formas, trazendo um maior enfoque para as violências motivadas principalmente pelo fator raça, além de trazer para a discussão o seguinte questionamento: “A proteção social de crianças e adolescentes no Brasil é a mesma para todas e todos?”. Por meio da estratégia metodológica do estudo de caso comparativo, do emprego do método materialismo histórico dialético e de uma extensa pesquisa bibliográfica, pôde-se concluir que o fator raça é crucial para que crianças e adolescentes negros sejam as maiores vítimas de um sistema e de uma sociedade que não respeitam as particularidades, direitos e expressões de crianças e jovens, especialmente quando os mesmos são negros e marginalizados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC completo- Heloiza Fernandes.docx.pdf535,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons