Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025

Comparte esta pagina

Título : Violência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racial
Autor : FERNANDES, Heloiza de Lima
Palabras clave : Crianças e adolescentes; Proteção social; Raça; Violência
Fecha de publicación : 1-abr-2024
Citación : FERNANDES, Heloiza de Lima. Violência contra crianças e adolescentes: uma perspectiva racial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A presente monografia tem como objetivo principal analisar a correlação entre a violência cometida contra crianças e adolescentes e o racismo. Para tal finalidade, serão apresentados o debate racial no Brasil e as tipificações da violência infanto juvenil. Dessa forma, visa contribuir para uma maior visibilidade no que diz respeito ao debate das diversas expressões das violências sofridas por crianças e adolescentes em seus diversos aspectos e formas, trazendo um maior enfoque para as violências motivadas principalmente pelo fator raça, além de trazer para a discussão o seguinte questionamento: “A proteção social de crianças e adolescentes no Brasil é a mesma para todas e todos?”. Por meio da estratégia metodológica do estudo de caso comparativo, do emprego do método materialismo histórico dialético e de uma extensa pesquisa bibliográfica, pôde-se concluir que o fator raça é crucial para que crianças e adolescentes negros sejam as maiores vítimas de um sistema e de uma sociedade que não respeitam as particularidades, direitos e expressões de crianças e jovens, especialmente quando os mesmos são negros e marginalizados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57025
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC completo- Heloiza Fernandes.docx.pdf535,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons