Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA JUNIOR, Arnor José de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T17:32:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T17:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos. Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046 | - |
dc.description.abstract | A relação entre professores surdos e alunos ouvintes na disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no curso de Licenciatura em Educação Física na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) envolve diversos aspectos importantes para a inclusão e a comunicação eficaz no ambiente educacional. A presença de um professor surdo pode enriquecer a experiência dos alunos ouvintes, promovendo uma maior compreensão e respeito pela cultura surda e pela Libras. A interação direta com um professor surdo pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação em Libras de forma mais natural e contextualizada. Um dos desafios principais é a barreira linguística inicial, que pode ser superada com o tempo e com o uso de estratégias pedagógicas adequadas. A utilização de intérpretes de Libras pode ser uma solução temporária, mas o objetivo é que os alunos se tornem proficientes na língua para que a comunicação direta com o professor seja possível. A inclusão de disciplinas de Libras nos cursos de licenciatura tem um impacto significativo na formação dos futuros professores, ampliando suas competências e preparando-os para um ensino mais inclusivo. Estudos mostram que essa experiência pode mudar a percepção dos alunos sobre a surdez e a importância da inclusão. A relação afetiva entre o professor surdo e os alunos ouvintes é crucial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Quando há uma conexão emocional positiva, a motivação e o engajamento dos alunos tendem a aumentar, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Esses pontos destacam a importância de uma abordagem inclusiva e comunicativa na educação, beneficiando tanto os alunos quanto os professores e promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversidades linguísticas e culturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Professor surdo | pt_BR |
dc.subject | Alunos ouvintes | pt_BR |
dc.subject | Relação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6875504081914372 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1440239727065998 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the relationship between deaf teacher and hearing students in the discipline of Libras in the physical education degree at UFPE. It is a qualitative research, with a descriptive and exploratory approach, that used as data collection instruments semi-structured interviews and participant observation. The research subjects were a deaf teacher, ten hearing students and a Libras interpreter. The data were analyzed by means of thematic content analysis. The results indicated that the relationship between deaf teacher and hearing students in the discipline of Libras is marked by challenges, learnings and cultural exchanges. The main challenges are communication, adaptation and evaluation. The main learnings are the mastery of Libras, the knowledge of deaf culture and the development of socio-emotional skills. The main cultural exchanges are the recognition of diversity, the respect for difference and the valorization of identity. The work concludes that the relationship between deaf teacher and hearing students in the discipline of Libras is an enriching experience, that contributes to the academic, professional and human formation of those involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcos Antônio Belarmino dos Santos Silva.pdf | 352,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons