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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046
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Título : | Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE |
Autor : | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos |
Palabras clave : | Educação física; Professor surdo; Alunos ouvintes; Relação pedagógica |
Fecha de publicación : | 20-abr-2024 |
Citación : | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos. Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A relação entre professores surdos e alunos ouvintes na disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no curso de Licenciatura em Educação Física na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) envolve diversos aspectos importantes para a inclusão e a comunicação eficaz no ambiente educacional. A presença de um professor surdo pode enriquecer a experiência dos alunos ouvintes, promovendo uma maior compreensão e respeito pela cultura surda e pela Libras. A interação direta com um professor surdo pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação em Libras de forma mais natural e contextualizada. Um dos desafios principais é a barreira linguística inicial, que pode ser superada com o tempo e com o uso de estratégias pedagógicas adequadas. A utilização de intérpretes de Libras pode ser uma solução temporária, mas o objetivo é que os alunos se tornem proficientes na língua para que a comunicação direta com o professor seja possível. A inclusão de disciplinas de Libras nos cursos de licenciatura tem um impacto significativo na formação dos futuros professores, ampliando suas competências e preparando-os para um ensino mais inclusivo. Estudos mostram que essa experiência pode mudar a percepção dos alunos sobre a surdez e a importância da inclusão. A relação afetiva entre o professor surdo e os alunos ouvintes é crucial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Quando há uma conexão emocional positiva, a motivação e o engajamento dos alunos tendem a aumentar, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Esses pontos destacam a importância de uma abordagem inclusiva e comunicativa na educação, beneficiando tanto os alunos quanto os professores e promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversidades linguísticas e culturais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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