Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046
Share on
Title: | Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE |
Authors: | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos |
Keywords: | Educação física; Professor surdo; Alunos ouvintes; Relação pedagógica |
Issue Date: | 20-Apr-2024 |
Citation: | SILVA, Marcos Antônio Belarmino dos Santos. Relação entre professor surdo e alunos ouvintes da licenciatura de educação física na disciplina de Libras na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A relação entre professores surdos e alunos ouvintes na disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no curso de Licenciatura em Educação Física na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) envolve diversos aspectos importantes para a inclusão e a comunicação eficaz no ambiente educacional. A presença de um professor surdo pode enriquecer a experiência dos alunos ouvintes, promovendo uma maior compreensão e respeito pela cultura surda e pela Libras. A interação direta com um professor surdo pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação em Libras de forma mais natural e contextualizada. Um dos desafios principais é a barreira linguística inicial, que pode ser superada com o tempo e com o uso de estratégias pedagógicas adequadas. A utilização de intérpretes de Libras pode ser uma solução temporária, mas o objetivo é que os alunos se tornem proficientes na língua para que a comunicação direta com o professor seja possível. A inclusão de disciplinas de Libras nos cursos de licenciatura tem um impacto significativo na formação dos futuros professores, ampliando suas competências e preparando-os para um ensino mais inclusivo. Estudos mostram que essa experiência pode mudar a percepção dos alunos sobre a surdez e a importância da inclusão. A relação afetiva entre o professor surdo e os alunos ouvintes é crucial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Quando há uma conexão emocional positiva, a motivação e o engajamento dos alunos tendem a aumentar, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Esses pontos destacam a importância de uma abordagem inclusiva e comunicativa na educação, beneficiando tanto os alunos quanto os professores e promovendo uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversidades linguísticas e culturais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57046 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcos Antônio Belarmino dos Santos Silva.pdf | 352,63 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License