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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57116
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Título: | "Refazimento" : o corpo negro feminino na obra de Rosana Paulino |
Autor(es): | SILVA, Tatiana Gedales Carneiro da |
Palavras-chave: | Corpo Feminino Negro; Rosana Paulino; Arte Contemporânea |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Tatiana Gedales Carneiro da. "Refazimento": o corpo negro feminino na obra de Rosana Paulino. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A arte contemporânea brasileira tem se posicionado de forma contundente nos debates sobre gênero e raça na atualidade. Neste cenário, Rosana Paulino, artista paulistana e mulher negra, apresenta reflexões e posicionamentos marcantes acerca de questões sociais como discriminação e racismo, centrando sua poética nas vivências das mulheres negras brasileiras e nos vários tipos de violência sofridos por esta população. Considerando a obra de Paulino, esta proposta de dissertação tem como objetivo compreender e analisar a representação de corpos femininos negros (re)criados pela artista, tomando como base referências da história e teoria da arte, com foco na arte contemporânea, bem como perspectivas feministas críticas e decoloniais que orientam o debate sobre questões raciais e de gênero na arte. Nesta direção, busca compreender como corpo da mulher negra na obra da artista ganha significados por meio de uma metodologia particular que emprega a costura das memórias e articula poeticamente materialidades têxteis com fotografias, comunicando histórias e vivências de existir que atravessam e configuram o ser/viver como mulher negra no Brasil e no mundo. As séries Mulheres Jatobás (2019), Mulher Búfala(2019) e Mulheres Mangues(2023) selecionadas para a pesquisa, são representativas das questões centrais que Paulino desenvolve, se destacando pela narrativa contra-oficial da colonização portuguesa no Brasil apresentanda e pela experiência do corpo feminino negro que (re)elabora. Nessas obras, a artista articula reflexões originais dos anseios que contornam as relações entre produções artísticas e expectativas sociais de gênero, apresentando uma crítica às noções tradicionais de feminilidade, amplamente disseminadas em nossa cultura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57116 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
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