Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57131

Comparte esta pagina

Título : É por isso que Caruaru é a capital do forró! A experiência na maior festa cultural do agreste na visão do consumidor
Autor : MARQUES, Karina de Sousa
Palabras clave : Consumidores - Experiências; Comportamento do consumidor; Festa popular; Fenomenologia
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MARQUES, Karina de Sousa. É por isso que Caruaru é a capital do forró! A experiência na maior festa cultural do agreste na visão do consumidor. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A experiência de consumo como objeto de estudo do marketing está pautada pelas mais diversas áreas. Como ponto-chave para o entendimento do comportamento do consumidor carece de estudos empíricos que procurem elucidar esse fenômeno em visão própria do agente de consumo. Ao considerarmos que em 2022, o São João em Caruaru retornou a acontecer, após o hiato de ausência nas relações sociais, imposto pela COVID-19; e por ser uma festa econômica e culturalmente rica, em oportunidade ímpar o utilizamos como lócus da pesquisa. Assim, ao o identificarmos como evento cultural de entretenimento, lazer e diversão do agreste de Pernambuco; e por atrair interesses empresariais, governamentais, da mídia, e da população que significa de forma particular a experiência de consumo da festa, partimos em busca de melhor entendimento da experiência do consumidor. Essa pesquisa qualitativa foi suportada na adaptação da Interpretative Phenomenological Analysis – IPA e nas diversas teorias experienciais existentes para descrever as experiências de consumo do São João de Caruaru, segundo a visão do consumidor, identificando padrões e realizando inferências para colaborar para o estudo da área. Contribuímos com um mapa de experiências do evento, que apresentam: Celebração, Encantamento, Entretenimento, (Re)Encontro e Reputação enquanto visão do consumidor para a experiência da festa popular como forma de ampliação do conhecimento na visão multidimensional que a temática é construída.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57131
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Karina de Sousa Marques.pdf2,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons