Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57261

Compartilhe esta página

Título: De um ritmo periférico para expressão cultural de Pernambuco : uma análise da institucionalização do Brega pelo Estado a partir da Lei do Brega e das disputas no campo musical de Pernambuco
Autor(es): ARAÚJO, José Thiago Gusmão de
Palavras-chave: Sociologia; Sociologia da cultura; Regionalismo; Institucionalização; Pernambuco. [Lei n. 16.044, de 16 de maio de 2017]; Brega (Música)
Data do documento: 23-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, José Thiago Gusmão de. De um ritmo periférico para expressão cultural de Pernambuco: uma análise da institucionalização do Brega pelo Estado a partir da Lei do Brega e das disputas no campo musical de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente trabalho pretende analisar o processo de institucionalização do brega pelo Estado, a partir da Lei do Brega e as divergências que foram geradas no campo da música e dentro do próprio gênero. Analisamos a visão sobre o Nordeste e o surgimento do regionalismo nordestino para compreender os processos de valorização da cultura popular por vias da tradição e como este implicou em movimentos legitimadores dessa visão por vias institucionais. Realizamos também um debate sobre os conceitos de cultura popular, tradição e povo. Nossa hipótese é que a formação do campo da música em Pernambuco se constitui por esses valores. Historicizamos a música brega e como ela passou a ser objeto de representação no campo jornalístico a partir do veto de sua inclusão no Carnaval de 2017. A subsequente aprovação da Lei do brega e incorporação do gênero como expressão cultural pernambucana gerou o questionamento da tradição e do conceito de cultura popular. A análise do texto da Lei, das convocatórias do carnaval e das matérias de jornais através do método da categorização pela análise de conteúdo nos levou a entender o gênero brega como representante de novas práticas culturais e da necessidade de pensar novas políticas culturais de inserção desses agentes no campo da música pernambucana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57261
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Thiago Gusmão de Araújo.pdf996,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons