Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57377

Share on

Title: Identificação e mapeamento das modalidades de tratamento não farmacológico para artrite e artralgia pós- chikungunya : uma revisão de escopo
Authors: SOUZA, Macsuel Henrique de
Keywords: Chikungunya; Artrite; Artralgia; Tratamento não medicamentoso
Issue Date: 1-Aug-2024
Citation: SOUZA, Macsuel Henrique de Souza. Identificação e mapeamento das modalidades de tratamento não farmacológico para artrite e artralgia pós chikungunya: uma revisão de escopo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia)-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: INTRODUÇÃO: A febre Chikungunya é uma arbovirose caracterizada por febre e artralgia intensa, que pode evoluir para artrite crônica, afetando significativamente a função física e a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento farmacológico nem sempre é eficaz para o controle sintomatológico, o que tem motivado a busca por intervenções não farmacológicas para o manejo da doença. OBJETIVO: Identificar e mapear as modalidadesde tratamentos não farmacológicos utilizadas para artrite e artralgia pós-Chikungunya disponíveis na literatura. MÉTODOS: Revisão de escopo que seguiu a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs e lista de verificação PRISMA (ScR), com busca de artigos nas bases de dados Medline/PubMed, LILACS, Scopus, CINAHL (EBSCO), Web of Science e PEDro. Incluiu estudos que investigaram o uso de abordagens não farmacológicas para o tratamento da artralgia e ou da artrite pós-Chikungunya. O protocolo foi registrado na Open Science Framework (DOI: 10.17605/OSF.IO/E893V). RESULTADOS: Foram identificados um total de 358 artigos após a remoção de duplicatas. Ao final da estratégia de seleção, foram incluídos 7 estudos, dentre estes, ensaios clínicos, relato de caso, diretrizes clínicas e revisão sistemática. CONCLUSÃO: As principais modalidades de tratamentos não farmacológicos utilizadas para artrite e artralgia pós-Chikungunya encontradas na literatura foram abordagens com exercícios (Pilates e exercícios resistidos), neuromodulação e recursos de eletroterapia e termofototerapia. Destaca-se a necessidade de realização de mais estudos, principalmente ensaios clínicos controlados e randomizados sobre abordagens não farmacológicas para essa população, enriquecendo o conhecimento técnico-científico dos profissionais de saúde que atuam nessa área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57377
Appears in Collections:(TCC) - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL-Macsuel Henrique de Souza.docx.pdf704,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons